A alemã Igus, com fábrica em Jundiaí (SP), anunciou a inauguração de um centro de automação na cidade de Joinville (SC), onde clientes e estudantes das universidades locais e demais interessados poderão testar aplicações e os produtos da empresa para o setor de robótica, inclusive aplicada a tarefas de usinagem.

A sede tem aproximadamente 300 metros quadrados, divididos entre estoque, showroom com máquinas; mini-auditório para palestras; salas de reuniões e estações de trabalho (foto ao lado).

 

A empresa escolheu a cidade de Joinville por ser reconhecida como referência para empresas inovadoras, de alta tecnologia e inovação. Segundo dados da Igus, no último ano, o mercado de Santa Catarina representou 12% do seu faturamento nacional.

 

“A implementação de robótica na indústria favorece a competitividade, permitindo a produção de alta qualidade com custos mais baixos. Isso é especialmente relevante para empresas que buscam soluções de automação de baixo custo, como propõe a nossa nova unidade em Joinville, que visa divulgar soluções de automação acessíveis”, ressaltou Marcelo Pimenta, CEO Brasil e LATAM da Igus.

 

Educação e próximas gerações

 

Além de atender empresas e profissionais, a Igus pretende manter disponível o novo espaço para estudantes universitários que participam de grupos de pesquisas dedicados à automação e robótica. Essa iniciativa se adequa ao projeto YES (Young Engineers Support – Suporte aos Jovens Engenheiros, em tradução livre) da empresa, que oferece apoio a projetos e patrocínio a estudantes dos cursos de engenharia.

A empresa oferece kits de robótica de baixo custo para instituições do ensino médio e fundamental, além de permitir que a sua sede seja utilizada por alunos do nível superior que desejarem realizar testes e novas experimentações.

 

Linha de automação de baixo custo

 

A linha de automação de baixo custo (LCA, de low cost automation) da Igus propõe fornecer soluções de automação econômicas e fáceis de utilizar, que tenham um retorno sobre o investimento (ROI) rápido, não apenas pelos custos de aquisição, mas também considerando os custos de longo prazo, como dispositivos periféricos, adaptações para máquinas existentes e custos de instalação.

A empresa desenvolveu uma variedade de produtos para essa linha, incluindo robôs industriais, robôs colaborativos (cobots), braços robóticos articulados, robôs lineares, robôs delta, robôs SCARA, e um sistema de controle de robôs. Todos são projetados para serem integrados facilmente em sistemas de produção existentes.


 

 _______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


Imagem: Igus


 


 

Leia também:

 

Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

 

Robôs industriais da Comau em nova geração


 



Mais Notícias MM



Novo sistema de controle de robôs industriais conta com IA

A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

28/10/2024


Usinagem multieixos a laser

A usinagem e o corte a laser se encontram em um sistema desenvolvido pela Aerotech para a fabricação de componentes de pequenas dimensões, mas que exigem precisão em escala inferior à micrométrica.

28/10/2024


Robôs industriais. Já são 4 milhões em operação.

O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.

28/10/2024