Uma pesquisa realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria – apontou que a atividade da indústria de transformação, que abrange o setor metal mecânico, e também o ramo de usinagem, aumentou em 2024 em comparação com 2023.


De acordo com a pesquisa “Indicadores industriais”, referente aos sete primeiros meses de 2023 e o mesmo período deste ano, a indústria de transformação segue apresentando desempenho positivo.


Entre os fatores observados, está o aumento de horas trabalhadas na produção entre junho e julho de 2024, cujo crescimento foi de 0,9%, ao passo que em comparação a julho do ano passado, foi apontado aumento de 7,9%. Em se tratando do acumulado de 2024, foi percebida uma alta de 3,4% frente a 2023.

 

O levantamento também abrangeu o faturamento da indústria de transformação e o uso da capacidade instalada. Conforme divulgado pela instituição, o faturamento real do setor se mostrou estável (+0,1%) de junho para julho de 2024. Já em relação a julho de 2023, houve alta de 15,2%. No que se refere ao primeiro semestre de 2024, o faturamento foi 3,4% maior do que o observado no mesmo período do ano passado. Falando da utilização da capacidade instalada (UCI), os indicadores do estudo apontaram que a média percebida nos sete primeiros meses de 2024 foi 0,7 ponto percentual superior à observada do mesmo período de 2023.

 

Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, comentou sobre alguns tópicos abordados na pesquisa: “Os indicadores industriais de julho trazem como destaque a manutenção do nível de atividade em 2024 acima do registrado em 2023. Por mais que algumas das variáveis tenham caído de junho para julho, ao comparar o período de janeiro a julho deste ano com o do ano passado, todas as variáveis mostraram alta, algumas expressivas. Tanto aquelas mais ligadas à atividade, como o faturamento e a utilização da capacidade instalada, quanto aquelas mais ligadas ao mercado de trabalho, como rendimento ou massa salarial”.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações constatadas a partir da pesquisa. A CNI pode ser contatada pelo seu site. Na seção Mercado em nosso site você encontrará informações sobre outras pesquisas que têm a indústria de transformação como tema central.

_____________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________________

 

Imagem: Freepik. 

 

Você também pode gostar:

 

SENAI oferece consultoria sobre controle da qualidade no setor metal mecânico

 

Programa promove a recuperação das indústrias no RS

 

#CNI #MáquinaseMetais #IndicadoresIndustriais



Mais Notícias MM



Index inaugura centro tecnológico em Sorocaba

A Index iniciou atividades em seu centro tecnológico situado no interior de SP e desenvolveu um sistema automatizado que opera em conjunto com tornos universais que fazem parte do seu portfólio. O novo espaço também está disponível para instituições de pesquisa e ensino.

12/11/2024


Siderurgia, uma visão geral. Novo livro está disponível para comercialização.

Foi lançado pela ABM e a Editora Blucher um livro que tem a siderurgia como tema principal, o qual traz também informações sobre o processo de lingotamento contínuo de aços, usado para fabricação de barras e blocos que serão usinados.

11/11/2024


Novo sistema de controle de robôs industriais conta com IA

A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

28/10/2024