Uma pesquisa realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústria – apontou que a atividade da indústria de transformação, que abrange o setor metal mecânico, e também o ramo de usinagem, aumentou em 2024 em comparação com 2023.
De acordo com a pesquisa “Indicadores industriais”, referente aos sete primeiros meses de 2023 e o mesmo período deste ano, a indústria de transformação segue apresentando desempenho positivo.
Entre os fatores observados, está o aumento de horas trabalhadas na produção entre junho e julho de 2024, cujo crescimento foi de 0,9%, ao passo que em comparação a julho do ano passado, foi apontado aumento de 7,9%. Em se tratando do acumulado de 2024, foi percebida uma alta de 3,4% frente a 2023.
O levantamento também abrangeu o faturamento da indústria de transformação e o uso da capacidade instalada. Conforme divulgado pela instituição, o faturamento real do setor se mostrou estável (+0,1%) de junho para julho de 2024. Já em relação a julho de 2023, houve alta de 15,2%. No que se refere ao primeiro semestre de 2024, o faturamento foi 3,4% maior do que o observado no mesmo período do ano passado. Falando da utilização da capacidade instalada (UCI), os indicadores do estudo apontaram que a média percebida nos sete primeiros meses de 2024 foi 0,7 ponto percentual superior à observada do mesmo período de 2023.
Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, comentou sobre alguns tópicos abordados na pesquisa: “Os indicadores industriais de julho trazem como destaque a manutenção do nível de atividade em 2024 acima do registrado em 2023. Por mais que algumas das variáveis tenham caído de junho para julho, ao comparar o período de janeiro a julho deste ano com o do ano passado, todas as variáveis mostraram alta, algumas expressivas. Tanto aquelas mais ligadas à atividade, como o faturamento e a utilização da capacidade instalada, quanto aquelas mais ligadas ao mercado de trabalho, como rendimento ou massa salarial”.
Nesta página podem ser obtidas mais informações constatadas a partir da pesquisa. A CNI pode ser contatada pelo seu site. Na seção Mercado em nosso site você encontrará informações sobre outras pesquisas que têm a indústria de transformação como tema central.
_____________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________________
Imagem: Freepik.
Você também pode gostar:
SENAI oferece consultoria sobre controle da qualidade no setor metal mecânico
Programa promove a recuperação das indústrias no RS
#CNI #MáquinaseMetais #IndicadoresIndustriais
Mais Notícias MM
Com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg, dois novos robôs já estão disponíveis para comercialização.
20/03/2025
O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.
20/03/2025
A empresa integrou ao seu portfólio um novo produto com propriedade bioestável para a desmoldagem de peças de alumínio fabricadas por fundição sob pressão.
20/03/2025