Por Fernando Pasquali*

 

 

A implantação de um software CAD/CAM traz diferenciais competitivos para as empresas, visto que é ideal para a otimização da produção, permitindo, por exemplo, a automação de processos que antes eram manuais.

 

No entanto, a escolha desse tipo de software é um desafio, pois requer planejamento, análise e diálogo com todos os envolvidos, além de muitos testes. Com base em nossas experiências, criamos um guia que apresenta um processo de seleção com etapas bem definidas e que devem ser avaliadas cuidadosamente.

 

O objetivo é orientar as empresas a escolherem a solução CAD/CAM que melhor se adapta às suas necessidades e que permita a integração de design e fabricação com alta performance aos processos produtivos.

 

Para iniciar essa jornada, tenha em mente que é primordial ter um planejamento. Traçar os seus passos vai dar mais clareza e direcionamento para a melhor escolha.

 

 

Prepare seu projeto

 

Antes de tudo, é fundamental identificar a necessidade real da sua empresa, considerando que o software CAD/CAM escolhido deve atender ao seu uso específico. Nesse processo, selecione uma peça padrão que represente os desafios típicos da produção, para testar as capacidades e limitações de cada software.

 

Defina os critérios técnicos, como a interoperabilidade – a capacidade do software de lidar com diferentes tipos de arquivos CAD – e a compatibilidade com o hardware existente. O software deve funcionar com eficiência em sua infraestrutura de TI, garantindo o melhor desempenho sem a necessidade de upgrades caros.

 

 

Solução para suas necessidades técnicas

 

O próximo passo é selecionar um software que se adapte às demandas da empresa. Cada negócio tem exigências diferentes: um fabricante de moldes não terá as mesmas necessidades que um produtor de peças metálicas, por exemplo.

 

A flexibilidade do software é essencial para personalizar as funcionalidades durante a fase de demonstração. Aproveite essa etapa para ajustar o software às suas necessidades específicas, garantindo que ele será um aliado estratégico na rotina de produção, economizando tempo e recursos.

 

 

A escolha de uma solução totalmente integrada

 

Para empresas que buscam uma solução abrangente, que centralize a experiência e o know-how interno, um software integrado é a melhor escolha. A centralização dos processos de CAD e CAM no mesmo software garante compatibilidade máxima entre projeto e fabricação.

 

Dependendo do cenário da empresa, o uso de uma solução integrada permite a otimização da comunicação entre departamentos, melhorando o fluxo de trabalho colaborativo e oferecendo suporte a um sistema de gerenciamento de dados (PDM).

 

 

Suporte para uso de seus processos

 

Após a instalação do software, o suporte técnico desempenha um papel vital para garantir o sucesso da sua implementação. Fases de treinamento detalhadas e serviços de pós-venda eficientes são essenciais para que sua equipe adquira autonomia no uso do software.

 

Além disso, ajustes finos nos pós-processadores, que convertem os comandos gerados pelo software em linguagem compreensível para as máquinas, garantem que a fabricação ocorra sem problemas, aumentando a eficiência da produção.

 

 

Planos de licenciamento

 

A escolha do plano de licenciamento também deve ser cuidadosamente avaliada. Existem três principais modelos: licenças perpétuas, que garantem a posse do software na versão adquirida; licenças com manutenção, que incluem atualizações periódicas; e licenças por assinatura em nuvem, que oferecem um custo inicial mais baixo, mas requerem pagamentos contínuos.

 

A escolha do plano depende das necessidades e da estratégia de cada empresa, considerando o uso temporário ou permanente e a frequência de atualizações.

 

 

A melhor escolha

 

Chegar à escolha do software CAD/CAM mais adequado para sua empresa é um processo que requer muitas decisões estratégicas, que em curto e médio prazo vão impactar diretamente em sua produtividade e competitividade.

 

Por isso, faça sempre essa análise detalhada dos critérios técnicos. Além de encontrar uma solução que se adapte às suas necessidades específicas, sua empresa também vai precisar de um contrato de suporte e outros serviços, como treinamento.

 

Certifique-se de que você concluiu todas as dicas desse guia e sua empresa estará pronta para integrar o CAD/CAM à sua produção e para começar a colher os benefícios dessa solução.

 

*Fernando Pasquali é gerente de marketing e operações da TopSolid’Brasil.

 

Imagem: TopSolid



Mais Notícias MM



Tendências do setor mínero-metalúrgico para 2025

Inteligência artificial, sustentabilidade e mercado de trabalho se destacam entre os tópicos que farão parte do planejamento para o desenvolvimento do setor mínero-metalúrgico, de acordo com previsões da ABM.

27/01/2025


Segurança cibernética, um pilar estratégico nas operações industriais

Pequenas e médias empresas, inclusive do setor de usinagem, que trocam informações sobre a produção de maneira intensiva, devem estar atentas ao risco de ataques cibernéticos, os quais podem comprometer suas rotinas e resultados. Os antivírus são apenas uma parte da equação de segurança que envolve diversas outras ações.

06/12/2024


Locação ou compra de máquinas. Qual estratégia é mais eficiente?

Considerações sobre os benefícios proporcionados pelo aluguel e pela compra de máquinas industriais, e também a respeito dos atuais desafios da cadeia produtiva que podem ser levados em conta na tomada de decisão.

15/08/2024