As exigências técnicas do mercado de aplicações médicas, da indústria eletroeletrônica e de microcomponentes para o setor automotivo motivaram a norte-americana Aerotech a desenvolver o sistema AGV5D, um equipamento que combina scanner e cabeçote de corte a laser, atuando em cinco eixos, para a microusinagem de peças.
O sistema executa furos, ranhuras e geometrias complexas com precisão na faixa de mícrons, proporcionada pela coordenação dos eixos de movimento dos servomotores, nanoposicionadores e hexápodes. Um scanner executa a varredura da peça antes da execução dos furos, de modo a tornar ainda mais preciso o processamento a laser. O sistema de controle permite personalização de trajetórias, enquanto funções paramétricas facilitam a programação.
O sistema de comando pode ser integrado a um software CAM padrão e combina eixos de movimento linear precisos e tecnologia de controle para todo o processo, incluindo o o cabeçote de escaneamento, o laser e o posicionamento da peça trabalho.
O sistema funciona como um centro de usinagem CNC de cinco eixos, porém utiliza o laser como ferramenta, a qual percorre trajetórias 2D e 3D, programados para os eixos X, Y, Z, A e C.
Mais informações sobre o AGV5D podem ser solicitadas aqui.
_____________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________________
Imagem: Aerotech
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias MM
A Yaskawa Motoman lançou um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de usinagem. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
28/10/2024
O Relatório Mundial de Robótica 2024, divulgado pela Federação Internacional de Robótica, mostra um aumento significativo na instalação de robôs em diversas regiões. Setor metal mecânico é o terceiro maior usuário.
28/10/2024
Projeto da instituição alemã obteve bons resultados na fabricação de engrenagens para o setor de energia eólica por meio de laminação a quente, em substituição ao fresamento. A peça foi concluída por usinagem de acabamento, feita por retificação.
16/09/2024