Adalberto Rezende, da redação.


 

O livro “Siderurgia: Uma visão geral”, lançado pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – e pela Editora Blucher está disponível para comercialização. A obra tem como autores Antonio Augusto Gorni, Antonio Malynowskyj, Eduardo Emery Cunha Quites, Marcelo Carboneri Carboni, Marcos Alexandre Stuart Nogueira, Rubens José Faco e Valdir Anderson Silvério, e foi desenvolvida com a coordenação de José Roberto Bolota, sócio-diretor da ABM.


A publicação é escrita em português e possui 570 páginas. O conteúdo é distribuído em 11 capítulos, nos quais são abordados temas que vão desde os tipos de matérias-primas usadas para a produção de produtos, e em que formato os aços são comercializados, até as características de processos produtivos. Em alguns capítulos o leitor vai encontrar informações sobre a produção de aço verde e o uso de hidrogênio no setor siderúrgico.


A obra foi configurada de uma maneira que permite ao leitor fazer consultas rápidas sobre assuntos específicos que se encontram em capítulos diferentes. O lingotamento contínuo de aços, processo pelo qual o material fundido é transformado em um bloco que será submetido à usinagem posteriormente, ou uma barra para mandrilar, por exemplo, é o tema do capítulo 9. Aqui, as informações incluem dados sobre os tipos de equipamentos de lingotamento de aços e as fases envolvidas em cada processo, entre outros temas.  


Nos capítulos 1 e 2 estão informações sobre os tipos de aços produzidos em parques fabris do ramo da siderurgia e os formatos que eles apresentam como, por exemplo, barras, tarugos, blocos, blanques, chapas e tubos, entre outros. O terceiro capítulo é voltado para as matérias-primas siderúrgicas, no qual serão encontradas informações que abrangem as propriedades de materiais e os critérios envolvidos na seleção de cada material e nas aplicações em que serão utilizados.


A redução de minério de ferro em altos fornos é abordada no capítulo 4, assim como no capítulo 5, que é intitulado “Redução de minérios de ferro por redução direta, processos emergentes e produção do aço verde”. Nessa parte, além informações sobre as etapas dos processos mencionados acima, que são complementadas com ilustrações, a temática da produção de aço verde é abordada. Esse capítulo trata de temas relacionados à eficiência energética de parques fabris, otimização de processos e do uso de recursos, por exemplo.


Nos capítulos 6, 7, 8, 10 e 11, a obra traz, respectivamente, informações sobre a fabricação de aço líquido em conversor a oxigênio, aciaria elétrica, refino secundário de aços, laminação de produtos planos e longos e processo TMCP – Thermo mechanical control process (ou “Processo de controle termomecânico”, em tradução livre para o português).    


O livro possui versões com formato físico e digital. Pode ser adquirido pelo site da Editora Blucher pelo preço sugerido de R$ 200,00. Nesta página e no site da ABM podem ser obtidas mais informações.

____________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________

Imagem: Divulgação.

 

Conheça mais livros que têm a metal mecânica como tema principal:

 

Usinagem para profissionais do chão de fábrica, pesquisadores e estudantes.

 

Usinagem para graduandos em engenharia

 

Guia orienta a escolha de sistemas CAD/CAM

 

#ABM #EditoraBlucher #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Robôs industriais da Mitsubishi Electric em novos modelos no Brasil

Com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg, dois novos robôs já estão disponíveis para comercialização.

20/03/2025


GloryMaq lança novo torno e aposta no mercado brasileiro

O novo torno de barramento paralelo da GloryMaq possui sistema de avanço que utiliza acionamento direto por fuso de esferas de alta precisão e lubrificação automática centralizada. O lançamento reafirma a aposta da empresa no mercado brasileiro de usinagem.

20/03/2025


Chem-Trend lança desmoldante para fundição de alumínio sob pressão

A empresa integrou ao seu portfólio um novo produto com propriedade bioestável para a desmoldagem de peças de alumínio fabricadas por fundição sob pressão.

20/03/2025