As empresas listadas neste guia fabricam produtos plásticos pelo processo de moldagem rotacional, indicado para a produção de peças ocas a partir de resina micronizada, com alguns detalhes sobre os recursos de que elas dispõem para a fabricação de seus produtos.
Em uma sondagem feita junto às empresas participantes deste guia foi constatado que elas utilizam tanto moldes de alumínio quanto de aço, sendo que 55% delas fabricam o seu próprio ferramental internamente.
Quanto aos segmentos atendidos pelo setor, nesta atualização anual do guia o mais mencionado foi o automobilístico, seguido do mercado de produtos para agricultura, brinquedos e lazer, utilidades domésticas, sinalização e, por último, itens para pet shop. Também foram citados itens destinados aos setores de saneamento e de construção civil.
Os rotomoldadores também revelaram estar se familiarizando com o uso de impressoras 3D como auxiliar no desenvolvimento de peças e produtos: 50% das pesquisadas já usam o processo, com algumas optando por comprar seu próprio equipamento,enquanto outras contratam o serviço de terceiros. Questionadas quanto ao impacto da pandemia em seus negócios, as empresas apontaram que houve aumento da nacionalização de itens no mercado de plásticos, assim como cresceu a procura por produtos para a construção civil e para o segmento de lazer (playgrounds).