As empresas que processam PVC lidam com uma grande variedade de formulações que permitem obter produtos com diferentes características e voltados para inúmeros segmentos de mercado. Este guia reúne informações sobre os insumos e os aditivos utilizados para a produção dessas formulações, seja por empresas que desenvolvem seus compostos ou por indústrias transformadoras que optam por formular os materiais que usarão nas suas linhas de fabricação.
Tendo como grande consumidor o segmento de construção civil, o PVC é a solução ideal para a moldagem de itens como forros, perfis, janelas, revestimentos de fios e cabos, tubos e conexões, que se beneficiam de características como leveza, resistência térmica e a intempéries e, sobretudo, do fato de o material ser autoextinguível, ou seja, ele impede a propagação de chama. Suas características também são desejáveis no setor de brinquedos, na área médica e de embalagens.
A necessidade de formular e aditivar o PVC para que ele fique pronto para ser moldado faz com que os insumos tenham um papel fundamental. A recente atualização da NBR 14285, para fabricação de forros e perfis, por exemplo – que estabelece requisitos de desempenho e durabilidade, métodos de ensaio e procedimentos de estocagem –, tem exigido dos fabricantes o melhoramento da resina, com uma maior capacidade de incorporação de cargas sem prejuízo de seu desempenho.
Já o capítulo “estabilizantes térmicos” desde 2002 tem sido alvo dos esforços de desenvolvimento dos fabricantes de aditivos e dos formuladores de compostos, tendo em vista a necessidade de substituição dos agentes à base de metais pesados (notadamente cádmio e sais de chumbo), em favor de elementos não tóxicos. Neste quesito, de acordo com dados do Instituto do PVC, o mercado brasileiro já converteu praticamente toda a sua base para os estabilizantes à base de Ca/Zn, havendo apenas um montante residual próximo de 2,6% a ser substituído. Isso praticamente iguala os índices da indústria brasileira aos de países europeus neste quesito.
Confira a seguir quem são os fornecedores da matéria-prima, de compostos e de aditivos para uso em formulações de PVC.