Teve início no final de 2024 um projeto financiado pela União Europeia que visa oferecer ao mercado um portfólio de tecnologias de triagem e reciclagem de bioplásticos em três centros processadores de resíduos. Denominado ReBioCycle, o esforço envolve centros de reciclagem e destinação de resíduos localizados na Holanda, Itália, Espanha e, em parte, na Irlanda. Eles se concentrarão em reciclagem mecânica, reciclagem química, reciclagem enzimática e reciclagem microbiana de biopolímeros.
A European Bioplastics e seus membros, incluindo TotalEnergies Corbion, Aimplas, Novamont, Corbion, Sulapac e Kaneka, estão entre os vinte parceiros que uniram forças para desenvolver e implementar “um novo modelo europeu para soluções de reciclagem circular de bioplásticos”, sob a liderança da Universidade de Dublin e do Centro de Pesquisa BiOrbic Bioeconomy SFI, ambos na Irlanda.
O projeto contempla a reciclagem, em escala laboratorial e também em ambiente operacional real, de três tipos de bioplásticos: poli(ácido láctico) (PLA), poli(hidroxialcanoato) (PHA) e compósitos, tendo em vista isa demonstrar o impacto da obtenção do mesmo grau ou de um grau de qualidade superior de polímeros reciclados.
O professor Kevin O' Connor, coordenador do projeto, espera que o ReBioCycle aumente e demonstre a viabilidade das tecnologias de reciclagem de plásticos biodegradáveis de base biológica: “plásticos biodegradáveis de base biológica podem ser mantidos no ciclo de materiais pelo maior tempo possível por meio de tecnologias de reciclagem inovadoras, demonstrando assim que no fim da vida útil eles podem ser usados na bioeconomia circular”, comentou.
O ReBioCycle vai adaptar e ampliar as tecnologias de triagem para que elas sejam aplicadas aos bioplásticos. Também proporá um portfólio de tecnologias e demonstrará por meio de fluxos de dados a sua eficácia, sua viabilidade econômica e sua possível integração em uma escala industrialmente relevante, ao mesmo tempo em que demonstra que os plásticos biodegradáveis são totalmente recicláveis. Uma análise da qualidade final do material será realizada para confirmar a sua adequação do ponto de vista funcional.
O projeto resultará em um Blueprint, que é um documento de posicionamento sobre o estado da arte da reciclagem de bioplásticos, para fornecer contribuição direta a vários planos de ação e estratégias europeus, tais como a Estratégia de Bioeconomia, o Plano de Ação da Economia Circular e também o futuro Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens, o Packaging and Packaging Waste Regulation (PPWR).
O projeto ReBioCycle recebeu 7,5 milhões de euros de financiamento da Circular Bio-based Joint Undertaking (JU) e seus membros no âmbito do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte Europa, da União Europeia.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
__________________________________________________________________________________
Imagem: Pawarun Chitchirachan / Shutterstock
Leia também:
Mais Notícias PI
Ter o registro preciso sobre o fluxo de materiais reciclados, bioplásticos e resinas convencionais em uma planta industrial é fundamental na determinação das estratégias e na validação de ações de sustentabilidade no setor de plásticos. O balanço de massa é um conceito simples que pode ser usado pelas empresas de transformação que desejam cumprir suas próprias metas de ESG ou atender aos requisitos de seus clientes.
21/01/2025
A Comissão Organizadora do 4o congresso sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável iniciou o processo de inscrição de trabalhos técnicos.
21/01/2025
Trabalhos centrados na reciclagem e logística reversa de embalagens contribuíram para a habilitação da ABIHPEC como entidade gerenciadora de resíduos.
21/01/2025