Hellen Souza, da redação
A ZWSoft (China) e a TotalCAD (São Paulo, SP) estão lançando o projeto ZWSoft Brasil, uma parceria que tem por objetivo trazer para o mercado brasileiro as soluções de software desenvolvidas pela empresa chinesa para modelamento 3D de projetos para a indústria de manufatura, sobretudo para as empresas de pequeno e médio porte, que ainda enfrentam dificuldades em adquirir sistemas dessa natureza.
A parceria estratégica implica o investimento de R$ 6 milhões nos próximos anos, tanto para consolidação do novo negócio quanto do software ZW3D, pacote que inclui ferramentas para o desenvolvimento de projetos em 3D (CAD, de computer aided design, ou projeto assistido por computador), validação (CAE, de computer aided engineering, ou engenharia assistida por computador) e criação de trajetórias de fabricação em máquinas CNC (CAM, de computer aided manufacturing, ou manufatura assistida por computador), com foco na usinagem em até três eixos.
Interface CAE do ZW3D para geração de malha de elementos finitos
No setor metal mecânico, a disponibilidade dessas ferramentas simplifica, torna mais reprodutível e controlável a produção de ferramental para setores como a fabricação a partir de chapas e tubos (sheet metal), por exemplo. O projeto de peças pode ser feito de forma integrada, permitindo a digitalização de todo o processo de engenharia. Os módulos do ZW3D estão aptos a ler mais de vinte formatos de arquivos nativos de outros sistemas, assim como gerar arquivos que podem ser exportados.
Saulo Teixeira Lima Figueiredo, gerente geral da ZWSoft Brasil, explicou que a ZW3D é uma plataforma robusta concebida para abarcar recursos de CAD 3D, CAE e CAM, em um esquema chamado de “tudo em um“ (all in one), recurso apoiado no uso de um kernel proprietário para o modelamento 3D, o Overdrive, criado pela norte-americana VX, que foi adquirida em 2010 pela ZWSoft. Ele propicia uma interface estável entre os aplicativos do sistema.
Interface CAM do sistema, para geração de trajetórias de ferramenta de usinagem
O que torna a solução mais acessível é o fato de o usuário dispor de licença perpétua a partir da aquisição, sem a obrigatoriedade de comprar módulos de atualização. A ideia é tornar as ferramentas digitais de projeto acessíveis a ponto de desencorajar a pirataria e promover a inserção de empresas que ainda estão engatinhando em seu processo de digitalização da produção. “Estima-se que de 70 a 90% das empresas brasileiras de manufatura possuam de 9 a 10 funcionários e estejam no nível 0 ou 1 de digitalização. É este o nicho em que concentraremos nossas atenções, construindo uma cultura de digitalização pela base”, ressaltou Saulo, acrescentando que “dependendo do perfil do cliente e da aplicação do software, o ZW3D pode custar de 25% a 50% menos do que os concorrentes”.
A ZWSoft está presente em mais de 80 países, enquanto a TotalCAD é uma das maiores distribuidoras de recursos de tecnologia para projetos industriais do Brasil, tendo hoje 42% da sua base de clientes composta por empresas do setor de manufatura. A relação comercial entre as marcas tem 20 anos e entra em uma nova fase com a criação da ZWSoft Brasil, que pretende acelerar a transformação digital na indústria de manufatura, operando já a partir do mês de abril.
A sede na capital paulista pretende atender clientes em todo território nacional e países da América do Sul. “Desde o ano passado estamos trabalhando no plano estratégico e na adaptação do produto ZW3D para o mercado brasileiro, incluindo a sua tradução. Nosso foco agora é ganhar escala e aumentar a nossa penetração, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas”, comentou o CEO da TotalCAD, Danilo Vilela.
A TotalCAD e a ZWSoft Brasil vão exibir o sistema ZW3D na próxima edição da Expomafe, entre os dias 6 e 10 de maio, em São Paulo (SP), no estande H029.
Imagens: ZWSoft / TotalCAD
Leia também:
Dassault Systèmes e KUKA firmam parceria para estimular a adoção de robótica e automação
#ZWSoftBrasil
#ZW3D
Mais Notícias PI
Desenvolvedora de máquinas para corte e curvamento de tubos, a BLM acaba de lançar um sistema CAM que leva em conta as características e necessidades típicas desse processo.
14/04/2025
A empresa vai apresentar na Expomafe novas soluções em CAD e CAE para manufatura e automatização de projetos no setor metal mecânico.
14/04/2025
Autômatos com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização no Brasil.
17/03/2025