A Aveva (São Paulo, SP), com sede no Reino Unido, está desenvolvendo no Brasil programas voltados para a modernização de plantas industriais que podem ser implementados em linhas de transformação de plásticos. O serviço de consultoria abrange a produção de gêmeos digitais de fábricas e processos, além de treinamento para o uso de dispositivos que permitem o acompanhamento de operações por meio de realidade virtual e/ou aumentada.
Os trabalhos são iniciados a partir da avaliação dos procedimentos realizados no parque fabril, etapa em que são analisados os tipos de produtos confeccionados, as matérias-primas utilizadas, o layout da fábrica e seus ativos – máquinas, ferramental, sistemas de fluxo de materiais e equipamentos de movimentação de cargas –, por exemplo. Em seguida, é estabelecida a estratégia referente a eventuais mudanças que sejam necessárias, bem como os prazos para a sua consolidação. Nessa fase podem ser definidas frentes de trabalho que atuarão nas atividades rotineiras da contratante, inserindo passo a passo novas diretrizes e esclarecendo os objetivos da empreitada.
Entre as possíveis ações estão a unificação de processos automatizados atribuídos a departamentos distintos, criação de alertas de falhas que podem ser enviados por e-mail, otimização de protocolos e sinergia entre equipes, seja compartilhando informações e/ou esforços para alinhar as responsabilidades de cada área.
Segundo Marcio Razera, responsável pelo departamento de vendas da empresa no País, tanto a determinação de modificações como o andamento do processo dependerá do porte e da maturidade da companhia que solicitou os serviços. Como recomendação ele disse que os clientes podem optar por planos simples e de rápida implementação, direcionando, por exemplo, os respectivos trabalhos a departamentos que estejam enfrentando situações críticas.
#digitalizacaodaindustria #industria40 #plastico #plastic
Mais Notícias PI
Promovido pela VDMA Brasil, com o apoio de diversas instituições ligadas à indústria, o Open Industry Road Show vai percorrer quatro capitais do Brasil, com apresentações sobre tecnologia aplicada à promoção da competitividade na indústria.
19/11/2024
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024