Quando se fala em internet das coisas (IoT) no meio industrial, o primeiro dispositivo que vem à mente é o sensor, responsável por captar dados das máquinas e alimentar sistemas conectados, os quais são a base também do conceito de indústria 4.0.

Porém, os sensores também têm limitações relacionadas principalmente à vida útil finita de suas baterias, um problema que a start up norte-americana Everactive se propôs a resolver. A empresa, que teve origem em uma incubadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu sensores industriais que funcionam 24 horas por dia, exigem manutenção mínima e podem durar mais de 20 anos.

O segredo é o uso de circuitos integrados de ultrabaixa energia, também desenvolvidos pela empresa, que coletam energia de fontes híbridas, tais como luz interna e vibrações, para manter os sensores em funcionamento coletando dados e alimentando os dispositivos de IoT. “Tudo é habilitado pelos chips de ultra-baixo consumo de energia que suportam monitoramento contínuo”, informou o co-diretor de tecnologia da Everactive David Wentzloff.

A Everactive constrói seus produtos com base nesses chips que os clientes podem implementar rapidamente em grande número. Um estudo de caso disponível no site da empresa mostra o monitoramento de sistemas de vapor presentes em diversos tipos de indústria. A empresa desenvolveu também sensores para monitorar máquinas rotativas.

Trabalho de longo prazo

A Everactive tem trabalhado no projeto de circuitos de baixa potência há mais de uma década. Seus fundadores são egressos do laboratório de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MI, que inicialmente tentaram vender seus chips para empresas. Mas rapidamente eles perceberam que a indústria não estava familiarizada o suficiente com os chips sem bateria. Assim, a empresa começou a construir suas próprias soluções e hoje oferece os sensores como parte de um serviço mais amplo que incorpora redes sem fio e análise de dados.

Os sensores da empresa podem ser alimentados por pequenas vibrações, luz com intensidade de até 100 lux e outras variações de condições locais como temperatura, aceleração e pressão, que são convertidas em energia.

A empresa informou que seus sensores custam significativamente menos para operar do que os sensores tradicionais e evitam os cuidados de manutenção decorrentes da implantação de milhares de dispositivos alimentados por bateria. Considerando, por exemplo, a instalação de 10 mil sensores tradicionais em uma planta fabril e presumindo uma vida útil da bateria de três anos, seria necessário substituir uma média de 3,333 baterias a cada ano, o que representa mais de nove por dia.

No entanto, ao economizar nos custos de manutenção e substituição, os clientes podem implantar mais sensores, o que oferece mais visibilidade para as operações. O próximo passo será o desenvolvimento de sensores translúcidos, flexíveis e do tamanho de um selo postal, o que promete revolucionar a captura de dados no chão de fábrica.

A era dos sensores

Pesquisas feitas por volta de 2015 estimavam que a base total instalada de dispositivos conectados à internet poderia atingir 75,44 bilhões em todo o mundo até 2025, um aumento de cinco vezes em dez anos. A chegada da IoT ao ambiente industrial pode aumentar ainda mais esses números, promovendo o que já se chama de economia baseada em sensores, que cumprirá à risca a promessa da Internet de tornar o mundo um lugar conectado.

A Allied Market Research publicou um estudo em 2019 intitulado “Mercado de Sensores por Tipo” (Sensor Market by Type), segundo o qual o mercado global de sensores movimentou US $ 138,96 bilhões em 2017, devendo chegar a US $ 287,00 bilhões em 2025, crescendo a um ritmo de 9,5% ao ano entre 2018 a 2025. O estudo, obviamente, não levava em conta o surgimento da pandemia que impulsionou ainda mais o mercado de recursos remotos e de conectividade. Muito provavelmente estes números seriam ainda mais expressivos levando-se em conta o novo contexto econômico desenhado pela Covid-19.

Foto: Everactive


 

Referências:

The factory of the future, batteries not included, MIT News

Sensor Market Estimated to Reach $287.00 Billion, Globally, by 2025 at 9.5% CAGR: AMR



 

Conteúdo relacionado:

Nova plataforma IoT para gestão do chão de fábrica

Customização de computadores industriais

 

#IoT  #indústria40



Mais Notícias PI



Novos robôs industriais da Mitsubishi Electric chegam ao Brasil

Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.

18/03/2025


TopSolid e Simcon promoverão a transformação digital durante a Plástico Brasil

Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.

11/03/2025


Célula robotizada portátil usa inteligência artificial para triar resíduos

Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).

06/03/2025