O reaproveitamento efetivo de materiais distintos presentes em embalagens compostas por múltiplas camadas, entre eles plásticos e metais, por exemplo, consta da lista de desafios frequentemente enfrentados pelo segmento de reciclagem.
Este é um caso em que o objetivo principal consiste na extração de diferentes polímeros, usados na confecção de cada uma das camadas, sem afetar as suas propriedades, e de forma que eles possam obter o nível de qualidade necessário que atenda aos requisitos de fabricação de novos produtos.
Um processo pensado para este tipo de trabalho, que inclui o uso de solvente e que permite a eliminação de algumas etapas típicas de procedimentos convencionais, denominado “Newcycling”, foi desenvolvido recentemente pelas empresas APK AG e Coperion ZSK, ambas situadas na Alemanha.
Atualmente ele é executado da seguinte maneira: nas instalações da APK, em Merseburg (foto 1), um filme multicamadas, feitas em poliamida (PA) ou polietileno (PE), por exemplo, é primeiramente processado mecanicamente, passando por trituração e triagem. Em seguida, a camada de polietileno é dissolvida em um banho de solvente, o que leva à separação dos polímeros.
A poliamida, não dissolvida, é então separada do PE dissolvido e introduzida em uma extrusora de rosca dupla fornecida pela Coperion (foto 2), onde é submetida a várias seções do processo de extrusão. Isso permite a obtenção de grades de PA de alta qualidade devido ao alto índice de dispersão e à desvolatilização intensiva.
No que diz respeito a outras etapas do processo, o polietileno dissolvido, após a pré-evaporação, é igualmente introduzido em uma extrusora com a mesma configuração mencionada anteriormente. A partir daí ocorre a desvolatilização intensiva da resina. O solvente é completamente volatilizado e inserido de volta em um ciclo fechado. O PE permanece na forma de um fundido homogêneo de alta qualidade, o qual é transformado em pellets em seguida.
O polietileno reciclado obtido a partir do processo Newcycling é comercializado sob a marca Mersalen, ao passo que a poliamida o é sob a marca Mersamid, explicou Klaus Wohnig, CEO da APK. E ele concluiu, “O alto grau de pureza de nossos polímeros reciclados foi confirmado por meio de vários relatórios feitos por especialistas. A linha Mersalen, por exemplo, é adequada para uma ampla gama de aplicações, como em embalagens de cosméticos”.
Jochen Burger, engenheiro de processo da Coperion, contou algumas vantagens proporcionadas pelo novo processo. “O processo economiza energia e recursos porque substitui a nova produção de plásticos de alto custo, graças ao uso de tecnologias de primeira classe e conhecimento de processo abrangente”, e finalizou, “Vemos que isso é um passo muito importante no caminho para a economia circular na indústria de plásticos”.
Segundo informações da APK, os grades de PE reciclado obtidos por meio desse trabalho apresentam qualidade semelhante à de seus equivalentes virgens, e a capacidade anual de produção de plásticos reciclados em sua fábrica, mencionada acima, chega às 8.000 toneladas.
Mais informações sobre o ramo de reciclagem de plásticos podem ser obtidas em nossos guias, os quais trazem informações sobre matéria-prima e fornecedores de máquinas e equipamentos.
Fotos: APK e Coperion
Conteúdo relacionado:
Sustentabilidade para embalagens de poliamida
Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa
#APK #Coperion #Reciclagem #Plásticos #EconomiaCircular
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024