A montadora de automóveis Mazda Corporation adotou o plástico de engenharia de base biológica chamado Durabio, da Mitsubishi Chemical, na fabricação de peças externas de seus veículos, a exemplo do Roadstar RF, que foi introduzido no mercado em dezembro de 2016.

 

As duas companhias, ambas japonesas, desenvolveram em conjunto um grade de Durabio, com alta resistência aos raios UV, aplicado em peças do exterior de veículos sem necessidade de revestimento. O Durabio é um biopolímero de engenharia transparente que combina grande parte das propriedades do policarbonato (PC) e do acrílico (PMMA), mas que possui origem vegetal, sendo obtido a partir do isossorbídeo proveniente de plantas. O isosorbídeo, por sua vez, pode ser classificado como um monômero derivado da glicose que pode originar uma variedade de materiais poliméricos ou ser incorporado devido à sua rígida estrutura molecular.

 

Essa rigidez atribui ao Durabio alta resistência ao impacto, equivalente à do PC em testes sem entalhe. Além dessas características, o material é facilmente pigmentado, apresentando alto brilho e alta resistência à abrasão. O Roadstar RF é o quinto modelo da marca a utilizar o material que também é aplicado em outros modelos da marca.

 

#bioplastico #biopolímero



Mais Notícias PI



Garrafas de PET para vinho ganham espaço na Europa

A Alpla desenvolveu garrafas de PET para o mercado de vinhos, apostando em seu preço competitivo, menor impacto ambiental e praticidade no manuseio.

26/11/2024


PEEK combinado com titânio aprimora implantes

Dispositivos médicos implantáveis são a principal aplicação da linha de materiais avançados da Syensqo.

12/11/2024


Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024