As megatendências CASE (acrônimo em inglês para Conectado, Autônomo Compartilhado e Elétrico) atualmente desequilibram a indústria automotiva: não só o veículo em si, mas também a experiência de dirigir está prestes a mudar.
Com a crescente autonomia do automóvel, os ocupantes do veículo tendem a se concentrar menos no trânsito e terão mais tempo para trabalhar, se divertir ou apenas relaxar. Como resultado desse desenvolvimento, o foco da atenção do cliente mudará do exterior do veículo, que dominou por décadas, para o seu interior.
Nos últimos anos, fabricantes e fornecedores de automóveis apresentaram um grande número de conceitos para interiores de veículos, incluindo a desenvolvedora japonesa de materiais poliméricos Asahi Kasei com o veículo-conceito AKXYTM. Mas como as necessidades do usuário estão realmente se desenvolvendo? O que os motoristas esperam do futuro do interior automotivo?
Em outubro de 2019, a Asahi Kasei Europe realizou uma sondagem junto com o instituto de pesquisa de mercado Skopos, de Colônia (Alemanha) e perguntou a um total de 1.200 usuários de automóveis na Alemanha, França, Itália e Grã-Bretanha sobre suas preferências para o interior automotivo do futuro.
Um resultado importante do estudo mostrou que a fidelidade à marca está em queda e é cada vez menos importante na decisão de compra de um carro. De acordo com a pesquisa, 18,3% dos participantes nos quatro mercados automotivos europeus mais importantes escolherão uma marca diferente ao comprar seu próximo veículo, enquanto 34,9% ainda estão indecisos. Assim, os fabricantes de automóveis precisam convencer mais da metade de todos os proprietários novamente.
Mas quais fatores realmente desempenham um papel importante do ponto de vista do usuário?
"Amor à primeira vista": durante décadas, o exterior foi o fator emocional decisivo na compra de um carro. Esta “emocionalização” está sendo agora gradualmente transferida para o interior do veículo. Parcialmente apoiado por tecnologias de acionamento emergentes e modelos de mobilidade, o interior do veículo está se tornando um fator cada vez mais importante, ao lado do exterior, tipo de combustível e consumo de combustível.
Ao comprar o carro atual, o interior (por exemplo, bancos, superfícies, etc.) foi importante para 54,8%, em comparação com 57,2% que prestaram mais atenção ao exterior. Na perspectiva da compra do próximo automóvel, a importância do interior aumenta cinco pontos percentuais (59,8%) e a do exterior quatro pontos percentuais (61,4%).
Heiko Rother, Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios Automotivos da Asahi Kasei Europe, ao comentar sobre a importância do interior do veículo, enfatizou: “As expectativas do cliente não mudam da noite para o dia, mas mudam muito mais rápido do que vimos no passado. Mais da metade dos compradores de automóveis na Europa estão prontos para mudar de marca. Isso é uma grande oportunidade para os OEMs conquistarem novos clientes usando tecnologias convincentes que tocam todos os sentidos e atendem às emoções e necessidades das pessoas."
Como interface direta entre o veículo e o usuário, as superfícies no interior do veículo devem ser atraentes à vista e agradáveis ao toque. Além disso, são o aspecto determinante de como o usuário percebe o interior do veículo e também a experiência de dirigir. Um em cada dez participantes da pesquisa vê o mau acabamento dos materiais de superfície no interior como o maior incômodo em seu carro atual, enquanto 44,8% de todos os participantes veem uma vantagem em superfícies que aparentam ser e realmente são boas - por exemplo, para assentos, acessórios ou forros - em comparação com apenas 11,4% que não veem. Um terço de todos os participantes estaria disposto a pagar um preço razoável por essas superfícies de boa qualidade como item opcional.
Embora a palavra “apropriado” seja subjetiva, ela mostra a crescente importância das superfícies internas. Quando questionados sobre o material da superfície em si, 57% declararam acreditar que materiais sustentáveis para coberturas e superfícies de assentos se tornarão cada vez mais importantes nos próximos 5 a 10 anos, enquanto o couro legítimo se tornará menos importante da perspectiva dos participantes.
Além da aparência, os resultados da pesquisa mostram uma necessidade crescente de superfícies internas com funções adicionais que melhorem a experiência geral de direção. Quando questionados sobre funções adicionais das coberturas e superfícies dos assentos, 49% de todos os participantes da pesquisa viram benefício nas propriedades antibacterianas.
Um olhar mais atento sobre a estrutura etária mostra que os motoristas com idades entre 18 e 39 anos veem um maior benefício das superfícies antibacterianas, especialmente em comparação com os participantes com mais de 59 anos. A mesma tendência pode ser observada em coberturas de assento e superfícies com propriedades inibidoras de odor: 49,3% por cento vêem um benefício nessas superfícies, que são particularmente valorizadas pelos usuários de automóveis com idades entre 18 e 39 anos.
Com a mudança na experiência de direção do carro, a percepção do ruído também mudará. Tendo em vista o automóvel do futuro, a supressão do ruído do motor será ainda mais importante. Embora vários materiais e tecnologias no interior do veículo possam resolver esse problema, as superfícies visíveis no interior também dão sua contribuição: 51,8% dos entrevistados vêem um benefício em coberturas e superfícies de assento com absorção de ruído, enquanto 35,9% por cento estão até inclinados a optar por essas superfícies, mesmo que isso envolva custos adicionais.
"À medida que o interior do veículo está se tornando cada vez mais o foco e um fator central de tomada de decisão no processo de compra, vemos um potencial considerável para diferenciar tecnologias que apelam aos sentidos dos ocupantes e atendem às mais altas demandas", concluiu Heiko Rother .
Fotos: Modelos de carros da Mercedes-Benz e Volkswagen, em cujos interiores foram usados materiais de acabamento da Asahi Kasei. O grupo de tecnologia japonês desenvolveu 37 soluções para a indústria automotiva em seu veículo-conceito. Fonte: Asahi Kasei.
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