O desenvolvimento de produtos plásticos variados que apresentem características úteis ao combate à disseminação de doenças tem sido muito demandado desde o início da pandemia de Covid-19, o que continua abrindo espaço para a ampliação da oferta de itens desse tipo no Brasil.

 

Plásticos antivirais feitos no BrasilA fabricante de autopeças e acessórios para veículos Borkar (Itapecerica da Serra, SP), em parceria com a desenvolvedora de nanomateriais Nanox (São Carlos, SP), criou uma linha de películas plásticas que possuem propriedades antivirais e que são indicadas à proteção de superfícies de alto contato. A série recebeu o nome de ProtectVir.


Trata-se de filmes, fornecidos em versões com espessura de 0,05, 0,15 ou 1 mm, assim como dimensões que variam de 30 x 2.000 mm a 500 x 5.000 mm, os quais têm adicionados à sua formulação uma quantidade de nanopartículas de prata que podem reduzir a ação de microrganismos.

 

De acordo com Ramatis Radis, diretor da Borkar, essa combinação possibilita a inativação de cerca de 99,74% de vírus e bactérias em aproximadamente 3 minutos. Segundo o executivo, esses dados foram obtidos a partir de testes (Covid-19, Sars-CoV-2) realizados por pesquisadores do Departamento de Microbiologia – Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).


Ele falou sobre a atuação dos agentes antivirais na massa polimérica dos filmes. “A ação é permanente, pois todos os agentes antivirais estão incorporados nos produtos, mantendo assim a sua eficácia. A partir do momento em que colocamos as mãos sobre o local protegido com as películas ProtectVir, imediatamente os agentes começam a atuar”.

 

As películas também possuem versões adesivas e podem ser utilizadas em aplicações que vão desde o revestimento de displays e/ou interfaces IHM de máquinas instaladas em parques fabris como injetoras e extrusoras, por exemplo. Além disso, o filme é indicado para a proteção de dispositivos móveis, computadores industriais, bancadas, corrimões, maçanetas, entre outros.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também nossos guias que trazem informações atualizadas sobre a oferta de máquinas para corte e solda de filmes plásticos, além de aditivos e cargas para esses materiais.


 

 

 

Foto: Borkar


 

Conteúdo relacionado:

Novas embalagens antimicrobianas feitas no Brasil

Acordo amplia a oferta de agentes antimicrobianos para polímeros no Brasil


 

 

#Borkar #Nanox #FilmesAntivirais #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



PEEK combinado com titânio aprimora implantes

Dispositivos médicos implantáveis são a principal aplicação da linha de materiais avançados da Syensqo.

12/11/2024


Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024


Flutuadores plásticos serão divulgados em feira náutica

Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.

17/09/2024