A alemã Covestro recebeu e utilizará uma remessa de 2 mil toneladas de benzeno sustentável da francesa Total como uma das suas medidas na trajetória para uma economia circular. A matéria-prima, com certificação, será utilizada como uma precursora para a produção de anilina, um produto importante para a produção do MDI, pré-polímero fabricado pela empresa.
O MDI é a base inicial para a produção de espumas rígidas de poliuretano (PU), utilizadas no isolamento térmico de prédios e equipamentos de refrigeração, além de aplicações na indústria automotiva, entre outras indústrias.
Segundo Daniel Meyer, head global do segmento de poliuretanos na Covestro, “por meio da parceria com a Total, estamos ajudando nossos clientes do segmento de espuma rígida a tornarem sua produção mais sustentável. Eles podem utilizar esta matéria-prima imediatamente em seus processos de produção sem nenhuma conversão técnica. A qualidade do produto é similar à daqueles baseados em produtos petroquímicos”.
A francesa afirmou, por meio do vice-presidente de marketing da divisão de químicos de base da Total Refining and Chemicals, Jean-François Renglet, que “essa parceria comercial demonstra o objetivo da companhia em produzir e comercializar novos produtos sustentáveis, ajudando nossos clientes a reduzirem sua pegada de carbono” dentro da proposta da Total, de “atingir a neutralidade em carbono até 2050 para todas suas atividades no mundo”.
Transição gradual para matérias-primas alternativas
As certificações de balanço de massa em toda a cadeia de valor tornam as produções mais sustentáveis, reduzindo a pegada de CO2 do produto e o uso de matérias-primas fósseis. O acrônimo ISCC representa o International Sustainability and Carbon Certification, um sistema internacional de certificação para atender aos requisitos de sustentabilidade em matérias-primas e mercados.
Com a transição gradual de sua produção para matérias-primas alternativas, a Covestro pretende substituir as de fonte fóssil e tornar suas cadeias de valor mais sustentáveis. E recentemente, recebeu a certificação ISCC Plus para a produção de anilina renovável (na Antuérpia, Bélgica) e de MDI (em Uerdingen, Alemanha), além da produção de policarbonato (PC) (em ambos os locais).
Foto: Covestro
#economiacircular #benzenosustentavel #poliuretano
Mais Notícias PI
Foi divulgado o primeiro relatório de sustentabilidade da empresa fabricante de poliuretano. Investimento em materiais de fonte renovável, energia limpa, reciclagem e descarbonização fazem parte das ações da empresa em termos de ESG.
29/10/2024
O grupo italiano especializado na fabricação de máquinas para moldagem de poliuretano ampliou a oferta de maquinário com a aquisição da Polytec EMC.
22/10/2024
A Dinaco está comercializando aditivos para materiais plásticos contendo grafeno. Projetos envolvendo o uso do material estão se multiplicando no mercado brasileiro.
22/10/2024