O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) iniciou o processo de inscrição para o curso de Pós-Graduação intitulado “Indústria digital 4.0 – PLM, manufatura digital & digital enterprise”, que será ministrado no Campus São Caetano do Sul (SP).
O conteúdo terá como destaque os seguintes tópicos: PLM & Engenharia; Manufatura Digital & Produção; e ERP & Digital Enterprise 4.0. A grade será distribuída em três módulos a partir dos quais serão abordados temas como, por exemplo, a modernização de parques fabris e a digitalização de sistemas típicos desses ambientes, incluindo processos de manufatura aditiva, o gerenciamento inteligente de operações e do ciclo de vida de produtos.
Também serão tratados assuntos que giram em torno dos conceitos da transformação digital da cadeia produtiva da indústria, o que abrangerá as áreas de cadeia digital de suprimentos e insumos, implementação de tecnologias de última geração e plataformas virtuais interligadas que possibilitem o compartilhamento de informações em tempo real, entre outros.
O professor Evandro Gama, coordenador do curso de Pós-Graduação de especialização em indústria digital 4.0 do instituto, mencionou outros aspectos do novo curso. “Ele proporcionará conhecimento sobre habilidades para gerenciar processos e pessoas que compõem uma organização industrial digital. O aluno será favorecido com um ‘modelo mental’ para avaliar a infraestrutura de automação, a lógica de processos e a arquitetura de sistemas de informação”.
A previsão é que o curso tenha início no mês de março deste ano. Para apresentá-lo ao público e sanar eventuais dúvidas, a entidade realizará um evento online gratuito no dia 23 de fevereiro, das 19 às 21 h.
Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (11) 4239-3401. Outros eventos e cursos da área de corte e conformação de metais você confere em nosso site, além de reportagens sobre indústria 4.0.
Foto: Pixabay
Reportagens similares:
Inspeção móvel e de precisão para peças acabadas
Oxicorte virtual disponível em simulador
#InstitutoMauádeTecnologia #Pós-Graduação #Indústria40 #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias PI
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
02/04/2025
Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.
31/03/2025
Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.
17/03/2025