A Unylaser, de Caxias do Sul (RS), empresa do grupo PCP Steel, especializada na manufatura de produtos metálicos usando aços de alta resistência, iniciou 2021 ampliando a sua atuação no mercado internacional com a exportação de peças e componentes da sua linha florestal para o Canadá.
Pioneira na manufatura de aços de alta resistência no Brasil, a empresa conta com um parque fabril que inclui quatro máquinas de corte a laser, além de equipamentos para oxicorte, corte a plasma e soldagem, fabricando componentes e conjuntos metálicos para diferentes segmentos.
Mas foi com o fueiro (implemento usado para movimentação de grandes cargas) da marca Raptor, carro-chefe da sua linha florestal, que a empresa garantiu a entrada no mercado canadense. Após cinco anos de intercâmbio de informações, a expansão do negócio foi concretizada neste início de ano por meio de uma parceria entre a Unylaser e a Munden Ventures, especialista em transporte florestal e manutenção de frotas no país norte-americano.
A cooperação entre as duas companhias, com forte atuação no setor florestal, resultou na criação da Edge Steel Solutions, que funcionará como um escritório para prospecção de novos negócios no Canadá. Dessa forma, a Edge Steel deverá atuar no fortalecimento de parcerias em segmentos onde a Munden já atua na região e também agregar todo o portfólio oferecido pela Unylaser para o mercado canadense.
Parceria traz novos negócios
De acordo com o gerente de exportação da empresa, Fernando dos Reis, a ampliação da base de negócios da marca no Canadá é expressiva porque ocorre mesmo no período de pandemia, com a economia mundial retraída e buscando recuperação. Considerando este cenário, a meta inicial da empresa com essa nova parceria é movimentar cerca de 200 toneladas de peças e componentes em aço para o mercado norte-americano, superando R$ 2,6 milhões em volume de negócios. Também estão entre os planos da Unylaser a conquista de resultados em cinco novas regiões do país.
“Ter um parceiro forte, com alta capacidade de resposta às demandas e mudanças de mercado, é pré-requisito fundamental na abertura de novas frentes internacionais. Aunylaser busca expansão de maneira estruturada, firmando alianças sólidas nos mercados em que atua. Estamos aperfeiçoando nossa rede internacional para que consigamos crescer de forma estratégica e rentável, entregando soluções que atendam os mais altos níveis de exigência”, afirmou.
Ainda segundo Reis, o Canadá é estratégico para a Unylaser, pois possui um mercado florestal amplo, permitindo uma participação maior dos fueiros, além de poucos players especializados em aços de alta resistência, com os quais são fabricados os fueiros Raptor.
Além do Canadá, a Unylaserexporta a sua tecnologia também para o Uruguai, Chile, Colômbia e Estados Unidos. Nestas primeiras semanas do ano, a empresa também fechou novos contratos de venda do Raptor em Portugal.
Crescimento recorde em 2020
A expansão da marca no cenário mundial é acompanhada de resultados expressivos em 2020: a Unylaser registrou aumento de 24% no faturamento total no ano passado em relação a 2019. Foi o melhor resultado da empresa desde 2003, ano da sua fundação. O crescimento também ocasionou aumento de 20 a 25% do número de novos funcionários, permitindo criação de postos de trabalho para atuação em dois turnos com foco no atendimento de todas as demandas do mercado interno e externo.
Segundo o Diretor-Geral do Grupo PCP Steel, Humberto Cervelin, mesmo com queda brusca no faturamento registrada nos primeiros três meses de 2020, a retomada observada no segundo semestre recuperou as perdas e também permitiu crescimento do faturamento. Esse cenário foi possível porque a Unylaser tem apostado cada vez mais em mercados menos sensíveis a crises, como o setor agrícola.
Para 2021, a expectativa é crescer acima de 30%, aumentar a presença em toda a América e ampliar os negócios na Europa. “Aunylaser tem planos arrojados para os próximos anos. Novas unidades industriais e parcerias internacionais estão no planejamento estratégico da empresa. A parceria firmada com a Edge Steel nos deixa confiantes em negócios crescentes e promissores no Canadá”, avaliou Cervelin.
Fotos: Unylaser/Jociele Rodrigues
Reportagens similares:
Setor de duas rodas deverá produzir mais este ano
Nova plataforma digital para treinamento em corte e soldagem
#Unylaser #fueiroRaptor #cortealaser #açosdealtaresistência
Mais Notícias PI
Fabricante de implementos rodoviários sediada em Itaquaquecetuba (SP) adquiriu a catarinense Sthall Master e investiu em maquinário para corte a laser e dobradeiras, visando aumentar a produção e passar a fornecer conjuntos mais completos de componentes. Aumentar exportações também faz parte dos planos da companhia.
30/10/2024
A consultoria norte-americana McKinsey elaborou um estudo que relaciona a transição energética à mudança do perfil da demanda por materiais metálicos.
21/10/2024
Levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria mostrou detalhes sobre a cadeia de valor do hidrogênio com baixa emissão de carbono, identificando oportunidades para a indústria brasileira.
20/09/2024