O Instituto de Processamento de Plásticos (IKV), da Universidade de Aachen (RWTH, Alemanha), anunciou a construção de instalações que sediarão um dos maiores ou o maior centro de referência em indústria 4.0 para o setor de plásticos. O Centro de Inovação em Plásticos 4.0 (PIC 4.0) será erguido no campus do IKV, em um espaço denominado Seffenter Weg, um ambiente de pesquisa e desenvolvimento totalmente interconectado, ocupando uma área total de 4.200 metros quadrados, com inauguração prevista para 2022.

O custo do projeto será de 19,5 milhões de euros, a ser financiado pelo estado da Renânia do Norte-Vestfália e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Com uma abordagem holística, abrangendo pesquisa, desenvolvimento e a qualificação de empresas e funcionários no campo da digitalização do processamento de plásticos, o IKV tem como objetivo se tornar um centro líder da indústria 4.0 para a indústria de plásticos.

 

O projeto iniciará com um trabalho preparatório de pesquisa e desenvolvimento para interconectar totalmente a infraestrutura de pesquisa existente e elaborar a documentação completa para a construção de uma fábrica inteligente, envolvendo também conceitos de ensino-aprendizagem diretamente ligados à prática industrial.

 

Já durante a fase de construção e, posteriormente, no decorrer do trabalho de pesquisa, os cientistas envolvidos no projeto PIC 4.0 desenvolverão soluções para aquisição e processamento de dados de processo abrangentes ao longo de cadeias de valor complexas no processamento de plásticos. A infraestrutura de pesquisa integrada também será um ambiente de teste para futuros desenvolvimentos no Cluster de Excelência "Internet of Production" da Universidade de Aachen.

 

Cooperação será bem-vinda

Pascal Bilbow, CEO do PIC 4.0 afirmou, em entrevista exclusiva à Plástico Industrial, que todos os processos de transformação serão objeto de estudo na nova instituição, embora a fábrica inteligente tenha foco específico na moldagem por injeção e nos respectivos processos conectados ao longo do processo de criação de valor. As três principais áreas de interesse serão:

 

Engenharia digital: desenvolvimento de peças e processos abrangendo desde os requisitos da primeira peça até o controle da qualidade da peça final, incluindo a reintrodução de dados reais do processo no projeto.

 

Cadeia de valor complexa: interconexão de rotinas de produção ao longo do processo de criação de valor no processamento de plásticos. Estão sendo identificados aspectos relevantes do manuseio de materiais, produção de compostos etc. A moldagem por injeção já é objeto das atividades de digitalização devido ao potencial existente de automação e geração/acesso a dados por meio de interfaces padronizadas como EUROMAP/OPC-UA. No entanto, casos como a produção de pré-formas para outro processo subsequente, como moldagem por sopro, também servirão de base para testes de interconexão. Também será necessário respeitar a garantia de qualidade final nessa complexa cadeia de valor, bem como na oficina de ferramentas para projeto e manutenção de moldes.

 

Conectividade global: O IKV já atua em colaboração com 25 outros institutos e seu diretor, Pascal Bilbow, também preside o Cluster de Excelência “Internet of Production”, de forma que o PIC 4.0 realizará a transferência de tecnologia em uma relação muito estreita com a indústria, inclusive com desenvolvedores de maquinário com forte presença no mercado brasileiro. “O projeto oferece potencial para o IKV conduzir pesquisas em digitalização, mas também estamos abertos à colaboração com instituições em todo o mundo. Estamos muito interessados na cooperação e troca de informações com empresas ou instalações de pesquisa”, afirmou.

 

#indústria4.0  #plásticos4.0

 

 



Mais Notícias PI



Novos robôs industriais da Mitsubishi Electric chegam ao Brasil

Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.

18/03/2025


TopSolid e Simcon promoverão a transformação digital durante a Plástico Brasil

Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.

11/03/2025


Célula robotizada portátil usa inteligência artificial para triar resíduos

Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).

06/03/2025