Um projeto envolvendo pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Senai Cimatec e o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) levou ao desenvolvimento do nanoscópio “Na@Mo”.
Trata-se de um equipamento que é capaz de ampliar com alta resolução a imagem de moléculas e átomos que compõem a estrutura de plásticos e outros materiais em escala nanométrica, por exemplo. Sua configuração lhe permite gerar imagens de áreas que medem milionésimos de milímetro – para se ter uma ideia, 1 nanômetro equivale a um bilionésimo de metro.
Além disso, o nanoscópio conta com uma antena que faz a transmissão/conversão de imagens para um software, que em um primeiro momento realiza análises automaticamente e em seguida armazena os arquivos correspondentes às imagens capturadas.
Um dos fatores que incentivaram essa iniciativa é a demanda de equipamentos ópticos que proporcionem a inspeção de propriedades de nanomateriais poliméricos, como é o caso do grafeno, cuja pesquisa e desenvolvimento estão cada vez mais presentes no dia a dia da indústria de manufatura e de sua cadeia produtiva.
Em comunicado à imprensa, os pesquisadores que participam desse trabalho disseram que a tecnologia proporcionará vantagens em relação aos instrumentos ópticos tradicionais, e que ela poderá ser útil em diversas operações laboratoriais/industriais.
O projeto tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), ao passo que a criação do software de análise ficou a cargo do DCC e o desenvolvimento do hardware do nanoscópio foi um trabalho encabeçado pelo Senai Cimatec.
Mais informações podem ser obtidas aqui e também em nossos guias, dentre os quais está o de equipamentos de digitalização óptica 3D para operações no ramo de plásticos.
Imagem: Pixabay
Conteúdo relacionado:
#Embrapii #UFMG #SenaiCimatec #Nanoscópio #Plásticos
Mais Notícias PI
O Centro Técnico da Chen Hsong, em sua fábrica em SP, é um espaço dedicado a treinamentos sobre operação e manutenção de injetoras, e também sobre plásticos. A empresa oferece treinamentos on-line para a América Latina.
01/04/2025
A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.
01/04/2025
Seguem abertas as inscrições para um curso que terá a estrutura e as propriedades de polímeros como temas principais, com início em 7 de maio.
01/04/2025