A Chem-Trend, com unidade produtiva em Valinhos (SP) e matriz nos Estados Unidos, trouxe para o Brasil as suas novas linhas de agentes de purga, desmoldantes e de produtos desenvolvidos para a limpeza, lubrificação e proteção de moldes e matrizes utilizados no processamento de plásticos.
A série de agentes de purga híbridos Ultra-X, por exemplo, é recomendada para a remoção de material polimérico e/ou resíduos que eventualmente possam permanecer em sistemas de câmara quente ou em canais de moldes. Esses produtos também são indicados para operações que requeiram limpeza química/mecânica de outros componentes de injetoras, extrusoras e máquinas de sopro.
O mix de especialidades químicas fornecidas no País também passou a contar com o agente desmoldante Lusin Lub O 32 F, cujo leque de aplicações abrange a sua deposição diretamente nas cavidades de moldes e na superfície de peças plásticas em processamento ou acabadas, tais como pré-formas ou garrafas PET. Ele também é indicado para trabalhos de revestimento em embalagens e filmes.
“Especificamente sobre o mercado de embalagens, vale ressaltar que nosso portfólio de soluções para o segmento alimentício tem, em sua composição, matérias-primas de fonte renovável, pois não são provenientes de petróleo. Além disso, todas têm aprovação global para contato com alimentos”. Disse Patrícia Ajeje, VP e gerente-geral da Chem-Trend para o hemisfério sul.
Segundo a executiva, a ampliação da gama de produtos comercializados no Brasil segue paralelamente a iniciativas que compreendem a aquisição de equipamentos visando à modernização de sua planta produtiva situada no interior de São Paulo. Isso envolve ainda trabalhos que têm como objetivo a “nacionalização da produção de nossos agentes de purga”, complementou Patrícia.
Além disso, são oferecidos agentes desmoldantes semipermanentes e sem silicone, assim como aditivos para o processamento de resinas termoplásticas, moldagem de termofixos como o poliuretano (PU), para trabalhos com materiais compósitos, entre outros.
Segundo informações da companhia, já estão em curso projetos que abrangem o desenvolvimento de especialidades químicas que se aproximem do conceito de sustentabilidade e a digitalização de processos no chão de fábrica, o que inclui a implantação de sistemas que permitam a conexão de linhas de produção com ambientes digitais. Parcerias com entidades do segmento de plásticos também estão consolidadas a fim de ampliar o campo de estudos e pesquisas nessa área.
Mais informações sobre agentes de purga e desmoldantes você confere no site da empresa e em nossos guias. O Canal da Aranda Eventos também traz uma série de webinars sobre assuntos relacionados ao processamento de plásticos e de materiais similares.
Foto: Agente desmoldante que passou a ser fornecido pela Chem-Trend no Brasil, o qual faz parte de uma linha de produtos que também serão comercializados aqui.
Conteúdo relacionado:
Empresa brasileira vai fabricar frascos plásticos para envase de vacinas
Rede de aceleração de projetos para a indústria 4.0
#Chem-Trend #EspecialidadesQuímicas #Moldes #Plásticos
Mais Notícias PI
Os agentes da linha Colormatrix Lactra, da Avient, atuam como bloqueadores de luz em embalagens para envase de laticínios, e permitem o uso do PET em substituição a embalagens multicamadas.
16/12/2024
Equipes de desenvolvimento de tubo e difusor de um sistema de escape foram premiadas na competição anual da SPE por inovação no segmento automotivo.
16/12/2024
A Alpla desenvolveu garrafas de PET para o mercado de vinhos, apostando em seu preço competitivo, menor impacto ambiental e praticidade no manuseio.
26/11/2024