A alemã Trumpf divulgou em seu evento virtual realizado no final de março algumas novidades em termos de tecnologia aplicada ao trabalho com chapas e tubos metálicos. Foi destacado na ocasião o equipamento TruArcWeld 1000, um conjunto híbrido que combina recursos de dois processos consagrados na união de metais: a soldagem MIG/MAG e a soldagem a laser, ambas automatizadas com o auxílio de um robô colaborativo.
De acordo com Diogo Corazza, gerente de aplicação da Trumpf no Brasil, a inovação está associada a uma projeção de demanda para o futuro, apontando que até 2026 o mercado para os processos de soldagem passará da cifra atual de 11,58 bilhões de dólares para o patamar dos 18 bilhões de dólares (fonte: Welding Equipment Market Size, Share | Global Report, 2026 (fortunebusinessinsights.com).
Tendo em vista este mercado e considerando o seu know-how na fabricação de máquinas, a Trumpf fez uma parceria com a austríaca Fronius, uma das maiores especialistas no processo de soldagem MIG/MAG, visando compor uma solução para as empresas que estão iniciando na execução do processo de soldagem automatizada. O resultado foi a TruArcWeld 1000, lançada pela empresa em 2020.
O objetivo foi desenvolver uma solução com custo acessível, de fácil utilização e sem a necessidade de um especialista em solda para a sua operação, tendo em vista a utilização de um robô colaborativo e parâmetros predefinidos na fonte MIG/MAG.
Diogo explicou que o sistema é bastante intuitivo e não requer programação via software CAD/CAM: “É uma máquina extremamente simples. Você instala e aprende a soldar em um dia, e tem o suporte da Trumpf”, resumiu.
A empresa agregou desta forma a soldagem MIG/MAG ao seu portfólio de soluções para o setor de chaparia, que já incluía a soldagem a laser, corte a laser, dobramento e também manufatura aditiva.
Fotos: Trumpf
Conteúdo relacionado:
Previsões de crescimento para o mercado global de chapas
Aceleração de projetos para a indústria 4.0
#Trumpf #soldagemMIGMAG #soldagemalaser
Mais Notícias PI
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024