A alemã Trumpf divulgou em seu evento virtual realizado no final de março algumas novidades em termos de tecnologia aplicada ao trabalho com chapas e tubos metálicos. Foi destacado na ocasião o equipamento TruArcWeld 1000, um conjunto híbrido que combina recursos de dois processos consagrados na união de metais: a soldagem MIG/MAG e a soldagem a laser, ambas automatizadas com o auxílio de um robô colaborativo.

 

De acordo com Diogo Corazza, gerente de aplicação da Trumpf no Brasil, a inovação está associada a uma projeção de demanda para o futuro, apontando que até 2026 o mercado para os processos de soldagem passará da cifra atual de 11,58 bilhões de dólares para o patamar dos 18 bilhões de dólares (fonte: Welding Equipment Market Size, Share | Global Report, 2026 (fortunebusinessinsights.com).

 

Tendo em vista este mercado e considerando o seu know-how na fabricação de máquinas, a Trumpf fez uma parceria com a austríaca Fronius, uma das maiores especialistas no processo de soldagem MIG/MAG, visando compor uma solução para as empresas que estão iniciando na execução do processo de soldagem automatizada. O resultado foi a TruArcWeld 1000, lançada pela empresa em 2020.

 

O objetivo foi desenvolver uma solução com custo acessível, de fácil utilização e sem a necessidade de um especialista em solda para a sua operação, tendo em vista a utilização de um robô colaborativo e parâmetros predefinidos na fonte MIG/MAG.

 

Diogo explicou que o sistema é bastante intuitivo e não requer programação via software CAD/CAM: “É uma máquina extremamente simples. Você instala e aprende a soldar em um dia, e tem o suporte da Trumpf”, resumiu.

 

A empresa agregou desta forma a soldagem MIG/MAG ao seu portfólio de soluções para o setor de chaparia, que já incluía a soldagem a laser, corte a laser, dobramento e também manufatura aditiva.

Fotos: Trumpf
 

 

Conteúdo relacionado:

Previsões de crescimento para o mercado global de chapas

Aceleração de projetos para a indústria 4.0

 

#Trumpf #soldagemMIGMAG #soldagemalaser




 



Mais Notícias PI



Estampagem profunda auxiliada por ultrassom

O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.

02/04/2025


Inscrições abertas para a 44ª edição do Senafor

Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.

31/03/2025


Parceria entre Miller e Novarc vai promover o uso de robótica e IA na soldagem

Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.

17/03/2025