O anúncio feito pela Organização Mundial de Saúde no início deste mês, alterando o status da Covid-19 de epidemia para pandemia, pode ser considerado um divisor de águas em relação a como sistemas socioeconômicos se organizaram nas últimas décadas.
De um dia para outro nos vimos obrigados a nos preparar para um período de quarentena que ainda não sabemos quanto tempo durará, a organizarmos as nossas tarefas para, na medida do possível, mantermos nossas atividades produtivas e, sobretudo, nos preparar para ver o mundo sob a perspectiva da imprevisibilidade.
Assim como milhões de brasileiros, nós da revista Plástico Industrial encaramos uma mudança brutal em nossas rotinas e passamos a ter apenas uma certeza: nada será como antes depois de passada esta ameaça, é com este cenário que trabalharemos pelos próximos tempos e, ao que tudo indica, trabalharemos mais.
Para a cadeia produtiva dos plásticos esta crise sanitária traz a oportunidade de recuperação da credibilidade. Poucos materiais são tão aliados dos princípios de higiene quanto os plásticos, essenciais à fabricação de incontáveis produtos descartáveis usados na linha de frente do combate à contaminação. Na área hospitalar também perde-se a conta dos dispositivos e aparelhos fabricados graças ao desenvolvimento de materiais poliméricos especiais, os quais, coincidentemente, compilamos em um guia publicado em nossa edição de fevereiro, de alguma forma antevendo a crise que viria.
Por isso seguimos em frente com uma edição finalizada neste momento turbulento, em que todos se perguntam qual rumo tomar. Manteremos a nossa sólida linha editorial, que tem com por objetivo levar à indústria do plástico o melhor em informação técnica, tão necessária à evolução dessa indústria. Mas não perderemos de vista a cobertura de assuntos pontuais e seus reflexos sobre o dia a dia dos nossos leitores, com atualizações em nosso site tratando dos reflexos da crise da Covid-19 sobre o setor. Muito vai mudar, mas esperamos continuar por aqui, junto com vocês.
#plásticoindustrial-covid19
Mais Notícias PI
Iniciativas internas de estímulo à indústria somadas à necessidade de autossuficiência devido ao cenário das guerras são fatores que poderão estimular o desenvolvimento da indústria em 2024.
30/01/2024
A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.
10/11/2023
Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.
11/08/2023