A Celomax, empresa especializada em produtos de celofane sediada em Araras (SP) – pertencente à Nelxon –, fornece as linhas Biodeg e Organa, de filmes de celofane voltados à confecção de embalagens, obtidos a partir de celulose de eucalipto, capazes de se decompor e ser incorporados ao solo como adubo.

 

De acordo com informações da companhia, os filmes da linha Biodeg podem ser direcionados à compostagem e, quando destinados de maneira correta, se decompõem em até 180 dias (segundo norma ASTM D6400), resultando em  CO2, H2O e em outros resíduos orgânicos que podem ser incorporados ao solo como adubo.

 

Saquinho descartável e compostável “Prudent” para máscaras

 

Dentre suas principais aplicações, destacam-se soluções como o invólucro compostável Prudent, para o acondicionamento de máscaras, e do Cocôzim, produto destinado ao recolhimento de fezes de animais de estimação, que se degrada junto com os resíduos dos pets. Além disso, o filme pode ser aplicado em produtos alimentícios, artesanato, saboaria, floriculturas, decorações, saquinhos para talheres, entre outros.

 

Já a linha Organa, de filmes biodegradáveis, pode se degradar no ambiente dentro do prazo de um a três anos. Ambos os produtos são obtidos a partir da polpa de celulose.

 

Embora tratado como “não sendo plástico” pela companhia, é correto afirmar que o celofane é um filme plástico obtido por meio da polimerização da celulose proveniente de madeira, algodão, cânhamo ou outras fontes naturais.

 

(Foto: Celomax)

#celofane #biodegradavel #compostavel #filmeplastico



Mais Notícias PI



PEEK combinado com titânio aprimora implantes

Dispositivos médicos implantáveis são a principal aplicação da linha de materiais avançados da Syensqo.

12/11/2024


Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024


Flutuadores plásticos serão divulgados em feira náutica

Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.

17/09/2024