A Socar Polymer, empresa que atua no desenvolvimento de resinas termoplásticas situada no Azerbaijão, criou dois grades de copolímeros que são indicados para a fabricação de embalagens rígidas com parede de espessura fina por meio de processos de injeção.

Fabricante de resinas desenvolve copolímeros indicados para a fabricação de embalagens

 

Um deles é chamado de CB 4848 MO, que consiste em um copolímero heterofásico nucleado que apresenta boa rigidez e resistência ao impacto. Outras de suas características são densidade de 0,90 g/cm3, índice de fluidez a 230 ºC de 48 g/10 min, módulo de tração de 1.500 MPa, índice de resistência à tração de 27 MPa e de alongamento de 5%. Este é recomendado para a produção de recipientes opacos, utensílios domésticos e fechos, por exemplo.

 

Há também o CB 6448 MO, que tem módulo de flexão de 1.450 MPa e módulo de tração de 1.500 MPa. Ele apresenta deflexão térmica sob temperaturas de aproximadamente 105 ºC e seus índices de fluidez e de alongamento correspondem a 64 g/10 min e 4%, respectivamente. Este copolímero é recomendado para aplicações muito semelhantes às mencionadas anteriormente, inclusive, ele também é indicado para a confecção de brinquedos e artigos esportivos.

 

Segundo informações da companhia, ambos os copolímeros podem proporcionar a obtenção de peças acabadas com baixo índice de encolhimento e alta resistência térmica, além de bom equilíbrio entre rigidez e resistência ao impacto. Também foi informado que devido à sua boa fluidez, os dois grades permitem um processamento mais rápido em relação a outros tipos de resinas plásticas.

 

Em comunicado à imprensa, a Socar Polymer mencionou ainda que o desenvolvimento desses polímeros é parte de um projeto que visa fornecer copolímeros heterofásicos isentos de peróxidos orgânicos, seguindo diretrizes embasadas no termo “zero-ftalato”, que significa que nenhum catalisador ou produto químico contendo compostos de ftalato é usado na formulação das resinas. O trabalho contou com a colaboração da fornecedora de aditivos Milliken Chemical.

 

Assuntos relacionados à fabricação de embalagens plásticas com paredes de espessura fina são abordados em nossa seção artigos técnicos, na qual se encontra um estudo intitulado “Otimização de espessuras de parede reduz a distorção em peças moldadas por injeção”.

 

Os guias de Plástico Industrial trazem mais informações sobre aditivos e cargas para polímeros comercializados no Brasil, assim como a respeito de injetoras, extrusoras e muitos outros equipamentos voltados para trabalhos nesse segmento.

 

Imagem: Exemplos de embalagens plásticas rígidas que podem ser fabricadas a partir de grades de copolímeros que passaram a integrar o portfólio da Socar Polymer.

 

Conteúdo relacionado:

Empresa brasileira vai fabricar frascos plásticos para envase de vacinas

Evento do setor de embalagens para alimentos será virtual

 

#SocarPolymer #Polímeros #Embalagens #PlásticoIndustrial

 



Mais Notícias PI



Nova fábrica de placas de PEBD expandido vai operar no Grande ABC

A Maximu’s Embalagens Especiais adquiriu uma nova máquina para fabricação de placas de polietileno expandido e vai inaugurar sua unidade fabril em fevereiro de 2025. A implantação de sistemas digitais, sistemas para reciclagem de sobras de processo e treinamento interno já está em curso.

03/12/2024


Segurança cibernética, um pilar estratégico para as ferramentarias.

Pequenas e médias empresas, inclusive do segmento de ferramentaria, precisam estar atentas ao risco de ataques cibernéticos que podem comprometer suas rotinas e resultados. Os antivírus são apenas uma parte da equação de segurança que envolve procedimentos rotineiros capazes de evitar maiores danos em caso de ataque.

03/12/2024


Projeto prevê conversão de bagaço de malte em bioplásticos

O instituto espanhol Aimplas iniciou pesquisas voltadas para a produção de bioplásticos a partir do processamento de bagaço de malte. O objetivo é desenvolver filmes para uso agrícola e embalagens.

02/12/2024