Uma parceria entre a desenvolvedora de resinas termoplásticas Braskem, com escritório comercial em São Paulo (SP), e a fornecedora de arames e telas para alambrados Insul, situada no município de Cachoeira do Sul (RS), levou à criação de uma linha de distanciadores de cerca – equipamentos comumente utilizados em propriedades rurais e no agronegócio – feitos de polipropileno (PP).
A nova série recebeu o nome de “Tramafácil” e será composta por distanciadores com altura de 1.100 mm, largura de 50 mm e profundidade de 20 mm. Sua fabricação será feita por meio do processo de injeção e em sua formulação serão usados aditivos que permitem a obtenção de propriedades como boa resistência à corrosão e às intempéries típicas do campo.
Os produtos, cuja principal função é manter o espaçamento correto entre os arames de cerca, contam com um sistema de encaixe que possibilita a sua integração a cercas compostas por quatro a sete fios de arame, podendo ser usados em arames lisos ou com formato ovalado e com espessura de 2,20 a 3 mm.
De acordo com as empresas envolvidas no projeto, os distanciadores de PP proporcionam vantagens em relação aos seus similares fabricados com materiais convencionais. Por meio de um comunicado à imprensa foram listadas algumas delas: maior durabilidade e inibição da ação de ferrugem e/ou de apodrecimento; menor peso; compatibilidade com cercas elétricas devido ao fato de serem fabricados a partir de resina termoplástica; possuem maior barreira visual, evitando, por exemplo, que animais ultrapassem a área cercada.
“Sempre nos dedicamos a buscar soluções inovadoras para o segmento de cercas e alambrados, e percebemos através de viagens a outros países que existe muita tecnologia que pode ser explorada no Brasil. Enxergamos um grande espaço para inovações nessa e em tantas outras áreas do agronegócio”, comentou Guilherme Ache, diretor executivo da Insul.
Ana Paiva, responsável por uma plataforma digital voltada para o agronegócio e gerenciada pela Braskem, também falou sobre esse projeto: “Com base na relevância do agronegócio, a Braskem investe constantemente em soluções e tecnologias para apoiar o avanço das atividades agrícolas. É gratificante fechar parcerias que nos desafiam a desenvolver projetos inovadores, atrelados a diversos benefícios ao setor e ao meio ambiente”.
A previsão é que os modelos passem a ser comercializados ainda no mês de maio. Em um primeiro momento eles serão fornecidos em versões com cor preta e apresentando as configurações mencionadas, mas há a possibilidade de serem fabricadas futuramente versões com altura de 1.200 mm.
Imagem: Novo modelo de distanciador de cerca feito em polipropileno faz parte de uma linha de produtos desenvolvidos a partir de uma parceria entre empresas brasileiras.
Conteúdo relacionado:
Novo centro de pesquisa em plasticultura para o agronegócio
Masterbatches mais sustentáveis para a área de plásticos
#Braskem #Insul #Agronegócio #Polipropileno #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Dispositivos médicos implantáveis são a principal aplicação da linha de materiais avançados da Syensqo.
12/11/2024
A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.
07/10/2024
Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.
17/09/2024