A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciou recentemente o reforço no investimento de recursos financeiros no desenvolvimento de projetos de inovação voltados para o segmento automotivo. Um total de 84 projetos nesta área beneficiaram 120 empresas com perfis diversos, incluindo desde start ups até montadoras multinacionais.
Um dos projetos contemplados com esses recursos é o Robô Snake, que executa movimentos flexíveis, semelhantes aos de uma cobra, e promete simplificar tarefas na indústria automobilística. Ele é capaz de alcançar locais de difícil acesso, em espaços restritos, para desempenhar funções como inspeção de juntas soldadas, aplicação de selantes, revestimentos e pinturas, além de executar análises por vídeo, por meio de uma câmera instalada em sua extremidade. O projeto é resultado de uma parceria com a General Motors e foi desenvolvido por pesquisadores da Unidade Embrapii no Instituto Senai de Inovação em Laser (ISI), em Joinville (SC).
Desde 2019, a Embrapii, organização social que tem contrato de gestão com os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde (MS), é coordenadora do Programa Prioritário do Rota 2030, política do governo federal em apoio à cadeia de fornecedores do setor em todo o Brasil. Para este segmento, contabiliza 34 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) envolvendo áreas como conectividade, biocombustíveis, inteligência artificial, materiais, sensores e inteligência, entre outros. No âmbito do programa, a Embrapii já entregou à indústria dois projetos com a Usiminas, por exemplo.
Conteúdo relacionado:
Célula de soldagem automatizada integra processos MIG/MAG e a laser
Novo centro de inspeção robótica de peças metálicas em SP
#RobôSnake #Embrapii
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024