O Movimento Plástico Transforma – uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) criada a partir da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Braskem –, passou a patrocinar o Tampinha Legal para apoiar o programa que arrecada tampinhas plásticas doadas pela população e entregues em entidades cadastradas, destinando-as corretamente para a reciclagem.
Para Fernanda Maluf, coordenadora do Movimento Plástico Transforma, “A parceria reforça a importância da reciclagem e estimula o engajamento da população com a causa, de maneira educativa”.
A coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, reforça a ideia de que o Movimento Plástico Transforma mostra que o plástico é aliado em frentes como a inovação e a responsabilidade socioambiental, promovendo os conceitos da economia circular, assim como o Tampinha Legal (iniciativa do Instituto SustenPlást). “O Tampinha Legal proporciona ações modificadoras de comportamento de massa, ou seja, a sociedade civil é inserida na economia circular na prática. É importante nos cercarmos de iniciativas que proporcionem que o plástico pós-consumo seja valorizado por todos. Esta matéria-prima nobre deve retornar para a indústria para a produção de novos artefatos e também novas possibilidades”, concluiu Souza.
Com os recursos obtidos por meio do Tampinha Legal, as entidades assistenciais participantes podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, e também custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações com impacto direto e positivo.
(Foto: Tampinha Legal)
#reciclagem #tampinhalegal #braskem #plasticotransforma
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024