O Grupo alemão Heubach, em parceria com a SK Capital Partners, anunciou ter fechado um acordo para a aquisição da divisão de pigmentos da suíça Clariant, com unidade brasileira em Suzano (SP).

A operação, confirmada pela empresa de especialidades químicas, dará origem a um novo negócio que vai operar globalmente no setor de pigmentos sob a marca Heubach.

A transação foi avaliada em 805 milhões de francos suíços, o que equivale a cerca de R$ 4,5 bilhões, com uma cláusula de contraprestação no valor de 50 milhões de francos (R$ 283 milhões, aproximadamente) condicionada ao desempenho financeiro da empresa no ano de 2021.

Como parte do acordo, a Clariant manterá uma participação minoritária nos negócios, demonstrando compromisso com o sucesso do novo negócio.

A Heubach é um produtor global de pigmentos anticorrosivos orgânicos e inorgânicos com mais de 200 anos de experiência no desenvolvimento desses produtos, operando quatro unidades globais e empregando aproximadamente 1.000 funcionários. Desenvolveu posição de liderança em tecnologia por meio de seu departamento interno de pesquisa e desenvolvimento, mas também com as aquisições bem-sucedidas das divisões de pigmentos da Bayer, DuPont e ICI. 

A Clariant atua como fornecedora de pigmentos orgânicos, pigmentos e corantes, operando 13 unidades globais e empregando aproximadamente 1.900 pessoas. A transação sinaliza que a empresa passará a se concentrar no desenvolvimento de outras especialidades químicas, tais como aditivos e soluções para o segmento de cosméticos.

A combinação das unidades de negócios deve contribuir para o aprimoramento das linhas de especialidades, com as empresas compartilhando portfólios complementares, o que provavelmente resultará na expansão da linha de pigmentos.

 

A conclusão da transação está sujeita à aprovação de órgãos regulatórios e espera-se que ela ocorra no primeiro semestre de 2022.



 

Foto: Com a venda da divisão de pigmentos, a Clariant vai se concentrar em outros segmentos da química fina, tais como o desenvolvimento de modificadores de reologia para cosméticos (Clariant)


 

Conteúdo relacionado:

 

As cores dos plásticos em 2021

Investimento em laboratório resultará em melhores formulações


 

#Heubach  #Clariant  #pigmentosparaplásticos

 



Mais Notícias PI



Starlinger recebe reparação por plágio na China

Decisão da justiça chinesa favoreceu a companhia austríaca desenvolvedora de equipamentos para produção de sacaria, extrusão e reciclagem de PET. Um dos seus modelos de máquina foi copiado e estava sendo comercializado ilegalmente.

22/10/2024


Cannon adquire fabricante austríaca de máquinas para PU

O grupo italiano especializado na fabricação de máquinas para moldagem de poliuretano ampliou a oferta de maquinário com a aquisição da Polytec EMC.

22/10/2024


Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D

Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.

22/10/2024