A Soluflex (Guarulhos, SP) passou a fornecer uma linha de grânulos de polivinil butiral (PVB) que podem ser adicionados a resinas termoplásticas ou termofixas para melhorar algumas de suas propriedades. Eles também são indicados à fabricação de peças e revestimentos como, por exemplo, perfis e mantas impermeabilizantes.


Os produtos são comercializados em versões cujo tamanho médio dos grãos é de 10 mm, os quais têm coloração tipicamente escura e índice de densidade similar. Se forem utilizados como aditivos e/ou cargas, são capazes de melhorar a fluidez de plásticos em estado fundido e proporcionar a distribuição de pigmentos na massa polimérica, bem como aumentar a resistência ao impacto de componentes. Além dos materiais de série, podem ser produzidos grades sob encomenda, o que inclui a aplicação de cores diferentes. No entanto, solicitações de modificação na configuração original são avaliadas conforme os parâmetros de processos e características do produto final.

 

De acordo com Eduardo Yagui, Roberto Garcia Jr. e Vivaldo da Silva, diretores dos departamentos industrial, financeiro e comercial da companhia, respectivamente, o PVB é fabricado em linha de produção própria, composta por equipamentos nacionais, e a sua matéria-prima é obtida a partir do processamento de materiais descartados. Atualmente, a empresa processa mensalmente cerca de 20 t desse polímero.

 

(Fotos: Soluflex)

#plastico #reciclagemdepvb #polivinilbutiral



Mais Notícias PI



Câmara de pirólise simplifica a limpeza de telas de extrusoras

Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.

01/04/2025


Seminário sobre reciclagem e valorização de resíduos terá nova edição

Será realizada em maio na capital paulista mais uma edição do evento criado na Escola Politécnica da USP, que vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos.

21/03/2025


Mais de 7 mil toneladas de resíduos coletadas em 2024

Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.

21/03/2025