O ramo de corte e conformação de metais no Brasil segue expandindo a sua participação em negócios da área de geração de energia fotovoltaica, um mercado que demanda grandes quantidades de peças e estruturas feitas a partir de chapas, tubos e perfis de aço ou alumínio, por exemplo.

Fabricante de peças metálicas faz parceria com fornecedora de painéis fotovoltaicos

 

Entre os produtos metálicos que têm sido muito consumidos pelo segmento de geração de energia fotovoltaica estão suportes para painéis solares, colunas para sustentação de conjuntos e eixos, cuja função é executar a inclinação de painéis – o que permite que suas células acompanhem o ângulo de incidência da luz solar, e assim captem radiação luminosa de uma forma mais proveitosa –, além de outros componentes.

 

E mais uma novidade envolvendo os segmentos de metais e de geração de energia fotovoltaica foi anunciada recentemente. O Grupo Açotubo, com matriz em Guarulhos (SP), oficializou uma parceria com a fabricante de equipamentos do tipo “seguidor solar” (trackers) para painéis fotovoltaicos STI Norland, com sede na Espanha e subsidiária em São Paulo (SP).

 

 

Investimento em corte a laser

 

Por meio de comunicado à imprensa, a empresa brasileira informou que o acordo consiste no fornecimento de peças metálicas obtidas por corte, conformação e soldagem, e que também receberão revestimento de zinco por imersão a quente, para fabricação de trackers. Também foi mencionada a aquisição de uma máquina de corte a laser de fibra com potência de 6.000 W que será utilizada para a fabricação dos produtos.

 

Denis Lisboa, gerente comercial do Grupo Açotubo, contou que outras parcerias estão em andamento, sobre as quais ele fez o seguinte comentário: “Ainda não podemos divulgar quais são por questões estratégicas e contratuais, mas as operações devem ser anunciadas em breve”, e complementou, “investimentos estão sendo realizados para ampliação de espaço e capacidade de entrega”.

 

A oferta de equipamentos para processamento de metais como calandras para chapas e células robotizadas para soldagem comercializadas no Brasil é um dos temas de nossos guias. Informações sobre linhas de ferramentas para equipamentos de corte de chapas e tubos também estão disponíveis em nosso site.

 

Imagem: Pixabay

 

Reportagens similares:

Aumento da produção de estruturas metálicas para painéis fotovoltaicos

Monitoramento de purga sob medida na soldagem de aço inox

 

#Açotubo #STINorland #Fotovoltaico #Trackers #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias PI



Ibero Group amplia a capacidade de produção de implementos rodoviários

Fabricante de implementos rodoviários sediada em Itaquaquecetuba (SP) adquiriu a catarinense Sthall Master e investiu em maquinário para corte a laser e dobradeiras, visando aumentar a produção e passar a fornecer conjuntos mais completos de componentes. Aumentar exportações também faz parte dos planos da companhia.

30/10/2024


Transição energética. Uma nova era para os materiais metálicos.

A consultoria norte-americana McKinsey elaborou um estudo que relaciona a transição energética à mudança do perfil da demanda por materiais metálicos.

21/10/2024


Estudo da CNI indica oportunidades no mercado de hidrogênio

Levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria mostrou detalhes sobre a cadeia de valor do hidrogênio com baixa emissão de carbono, identificando oportunidades para a indústria brasileira.

20/09/2024