A Sabic, fabricante saudita de materiais poliméricos, apresentou seus novos grades de PP e PC/PET, todos com conteúdo reciclado e voltados especificamente para aplicações na indústria de automóveis, os quais estão dentro da linha Trucircle, um portfólio de medidas, soluções e serviços em prol da circularidade dos materiais plásticos.
De acordo com a companhia, todos os três novos materiais contêm até 29% de conteúdo reciclado e oferecem altos índices de desempenho, semelhantes aos das suas respectivas resinas virgens, proporcionando aos clientes (projetistas, fabricantes e transformadores) do setor automobilístico novas opções que podem auxiliá-los a atingir seus objetivos de sustentabilidade.
O primeiro dos três novos grades é o Sabic T2E-3320EH, um composto de polipropileno (PP) com talco que, segundo a companhia, apresenta boa rigidez, baixas emissões e alta resistência ao calor se empregado em componentes não visíveis do sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado dentro do painel de instrumentos, bem como em partes internas e sob o capô. Em uma avaliação do ciclo de vida interno citada pela companhia, o novo composto demonstrou uma pegada de carbono até 24% menor, em comparação ao PP virgem correspondente, porque incorpora 25% de material reciclado.
Os outros dois lançamentos são blendas de policarbonato (PC) com poli(tereftalato de etileno) (PET). A resina Xenoy T2NX 2500UV é uma mistura de PC/PET não preenchida, estabilizada contra raios UV e que contém 21% de PET reciclado em sua composição. Dentre suas principais vantagens, a saudita destaca o bom desempenho contra impacto sob altas temperaturas, boa estabilidade dimensional e baixo encolhimento para painéis externos pintados, portas e acabamento do tanque de combustível, por exemplo. Também é estabilizado contra raios ultravioleta para uso potencial em aplicações sem pintura.
E, por fim, a resina Xenoy T2NX 5230, uma mistura de PC/PET que contém 16% de preenchimento mineral e que possui 29% de PET reciclado em sua composição. Semelhante ao anterior, esse grade oferece um pacote de propriedades que o tornam uma solução potencial para painéis de carroceria pintados e peças de acabamento, entre outros componentes. Entretanto, o reforço proporciona maiores índices de rigidez e menor coeficiente de expansão térmica linear, tornando-o um bom candidato para spoilers de teto e acabamento externo.
Segundo Abdullah Al-Otaibi, gerente geral, ETP & Market Solutions, da Sabic, “Esses novos produtos são os primeiros de muitas resinas a serem introduzidos com conteúdo reciclado mecanicamente para uso potencial em aplicações automotivas internas e externas. Eles também podem complementar outros tipos de materiais sustentáveis, como produtos renováveis certificados de conteúdo de base biológica, que também estamos desenvolvendo. Tudo isso faz parte da estratégia da companhia para acelerar em direção a uma verdadeira economia circular”.
Impacto ambiental
O lançamento dos novos grades faz parte das soluções e serviços da companhia direcionados ao aumento dos seus índices de sustentabilidade e circularidade. A proposta da Sabic para o futuro é que os materiais plásticos não sejam descartados no meio ambiente no seu fim de vida, mas sejam reutilizados e transformados em novos produtos.
O portfólio Trucircle inclui iniciativas voltadas para a economia circular, tais como:
Projeto para reciclagem: resinas sob medida para o desenvolvimento de produtos que apresentam características de reciclabilidade aprimoradas;
Produtos reciclados mecanicamente: compostos com alto conteúdo reciclado e resinas de reforço contendo compostos que podem melhorar a processabilidade e as propriedades de uso final;
Produtos circulares certificados: resinas virgens e produtos químicos de difícil reciclagem e plásticos usados produzidos por meio da reciclagem de matéria-prima;
Produtos renováveis certificados: resinas e produtos químicos de matéria-prima de base biológica que não competem com a cadeia alimentar humana e que podem ajudar a mitigar os efeitos potenciais das mudanças climáticas;
Iniciativas de laço fechado: colaborações da cadeia de valor para criar materiais virgens e ajudar a evitar que plásticos valiosos usados se tornem resíduos.
(Foto: Sabic e Pixabay)
#pp #pc/pet #blenda #automotivo #materialreciclado
Conteúdo relacionado:
As vantagens do plástico no ramo automobilístico
Plásticos serão essenciais na transição para a mobilidade elétrica
Mais Notícias PI
Dispositivos médicos implantáveis são a principal aplicação da linha de materiais avançados da Syensqo.
12/11/2024
A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.
07/10/2024
Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.
17/09/2024