O Setembro Ferroviário, programa de governo anunciado no início deste mês, que visa intensificar investimentos neste setor, deverá impulsionar a fabricação de componentes metálicos necessários à operação de linhas de transporte de carga e de passageiros.
A iniciativa fomenta a construção de novas linhas férreas, dentre as quais estão a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e projetos do tipo Automated People Mover (APM), sistema de ligação por trilhos para transporte de pessoas.
Um exemplo deste último é a construção e operação do APM no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), para o qual foi recentemente assinado um termo aditivo ao contrato de concessão do aeroporto que inclui a obrigatoriedade de a concessionária GRU Airport construir e operar o APM local, que vai fazer a conexão entre os terminais de passageiros e também com as estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Até o final do mês continuarão sendo anunciadas obras relacionadas ao Programa Pró Trilhos, um sistema de autorizações criado pela MP 1.065/21, que simplifica a partida de projetos de novas ferrovias privadas por meio do “instrumento de autorização” para trechos curtos.
O modelo, que vem sendo aplicado nos Estados Unidos e é conhecido por viabilizar a execução das chamadas short lines (linhas curtas), levou à revitalização de trechos desativados e vinha sendo discutido no âmbito do chamado Novo Marco Regulatório das Ferrovias, em tramitação no Senado Federal. O mecanismo das autorizações permitirá também incrementar o transporte ferroviário de contêineres, que também demanda serviços de fabricação mecânica e soldagem, entre outros.
Modal ferroviário pede mais peças metálicas
Em julho deste ano, antes mesmo da resolução em pauta, a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) já estimava que a partir da prorrogação das concessões das ferrovias, os novos investimentos na malha levariam a um aporte de R$ 13,5 bilhões no setor, relacionados à maior demanda por produtos de metal, máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos, comunicações e construção. A expectativa da associação, então, era de que até 31% do transporte de cargas passasse a ser realizado por ferrovias até 2025, como mostra o gráfico acima.
Com a nova resolução, e com os primeiros dez pedidos registrados de novas ferrovias valendo-se da MP das autorizações, o montante de investimentos sobe para cerca de R$ 53 bilhões, de acordo com cálculos do Governo Federal, e a parcela de participação do modal ferroviário deverá aumentar significativamente.
Evento e oportunidade de negócios
No início de outubro o setor ferroviário será tema da versão virtual e gratuita do evento Negócios nos Trilhos, realizado pela Informa Markets Brasil. A NT Expo Xperience, programado para ocorrer entre os dias 5 a 7 de outubro, terá debates e oportunidades de networking para as empresas do setor, além da exposição de produtos e serviços.
Foto (GRU Airport): People Mover, sistema de ligação por trilhos para transporte de pessoas, deverá atrair investimentos
Gráfico (ANTF): Projeção de aumento da participação do modal ferroviário no transporte de cargas
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