A Novacam Technologies, com matriz no Canadá, desenvolve equipamentos para medição de alta precisão de tubos plásticos. Um exemplo é o sistema de escaneamento 3D sem contato TubeInspect (foto), que pode fazer a medição do diâmetro interno e externo de peças cilíndricas, e também de componentes de ferramental, a partir de nuvem de pontos.
Ele também é indicado para trabalhos de inspeção de superfícies em áreas de difícil acesso, contando com sondas à base de fibras que têm diâmetro de até 0,5 mm, possibilitando assim a detecção de anomalias como, por exemplo, trincas e rachaduras, bem como porosidade, arranhamento e/ou danos causados por atrito ou impacto.
Segundo informações da empresa, o equipamento também pode fazer medições de furos, roscas e de ranhuras, e é recomendado para operações de inspeção de peças no chão de fábrica e em laboratórios de metrologia, sendo indicado para a área de extrusão de tubos plásticos.
Também é indicado para trabalhos na indústria automobilística, aeroespacial, no segmento ferroviário, além de outros, podendo ser integrado a linhas de produção robotizadas e a células de inspeção conectadas a ambientes virtuais.
E-mail: info@novacam.com; www.novacam.com
Mais Notícias PI
Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.
18/03/2025
Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.
11/03/2025
Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).
06/03/2025