Adalberto Rezende, da redação.
O guia internacional de cores para produtos feitos com plástico Color Trends 2022, uma iniciativa do Think Plastic Brazil, chegou ao mercado trazendo paletas que remetem à pluralidade da cultura brasileira, além de características como a geografia do País e o comportamento do consumidor local.
O catálogo foi lançado oficialmente no início de novembro de 2021 em um evento online, e o seu desenvolvimento contou com a colaboração das empresas fornecedoras de masterbatches Colorfix (Colombo, PR), Cristal Master (Joinville, SC) e Cromex (Simões Filho, BA). Também participaram do estudo fabricantes de utensílios domésticos, brinquedos e de muitos outros produtos feitos com plásticos.
As cores para plásticos constantes da nova paleta consistem em tons de azul, amarelo, rosa intenso ou suave, variações da cor verde, cinzas leves, tons dourados, além de nuances mais quentes como vermelhas e laranjas, tons pastéis bem claros e ainda diferentes tonalidades de preto, roxo e bege. Essas cores, de acordo com Walter Rodrigues, designer responsável pela curadoria do projeto do catálogo, remetem a diversos tipos de percepção, conforme foi apontado por meio do estudo.
Segundo ele, entre os temas indicados a partir do levantamento, os quais estão relacionados à nova paleta de cores, estão sentimentos e comportamentos tipicamente associados aos brasileiros, tais como alegria, receptividade, hospitalidade, afeto, preservação do meio ambiente e regionalidade. As impressões observadas durante a pesquisa também levaram a atribuições à culinária brasileira, moda, navegação em ambientes digitais, compartilhamento de espaços e minimalismo, história e festividades nacionais.
Cores para plásticos reciclados
As tendências de cor para produtos fabricados com plásticos reciclados também fizeram parte do levantamento que serviu como parâmetro para o desenvolvimento do Color Trends 2022. As principais cores indicadas foram variações de marrons e nuances de verdes escuros.
Mas, como foi comentado por Walter na apresentação do catálogo, o novo estudo pode contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e para a revitalização de itens tradicionais a partir do uso de polímeros reciclados, inclusive, indo além das cores mencionadas acima.
“A ideia é que as cores de produtos feitos com plásticos reciclados ‘falem com as pessoas’”, disse o designer, ao relacionar a experimentação de novas cores para utensílios desse tipo visando agregar mais valor a eles. O intuito é estimular o desenvolvimento de masterbatches, corantes, pigmentos e aditivos pensados para materiais poliméricos obtidos a partir de reciclagem.
Perfil do consumidor
Outros dados obtidos a partir do levantamento dizem respeito a diferentes perfis do consumidor e como cada um deles poderá influenciar o consumo de produtos plásticos. Neste sentido, a cor continuará a ter papel fundamental na decisão de compra, assim como outros fatores que consistem em contexto, classe social, engajamento na sustentabilidade e economia circular, entre outros.
Os principais perfis de consumidores e um resumo de informações relacionadas a cada um deles são mostrados a seguir.
Inovadores – Pessoas que gostam do que é novo e que se preocupam com o futuro. Integrantes da geração nascida em meio à cultura digital. Consumidores críticos e dinâmicos, que têm interesse por cores diferenciadas;
Tradicionalistas – Consumidores que apreciam o que é retrô, que valorizam suas crenças e seus ancestrais. Primam pelo tradicionalismo como, por exemplo, no consumo de eletrodomésticos com cor preta ou branca.
Pop – Consumidor que aprecia cores atribuídas ao exotismo e aos gêneros musicais, principalmente tons vibrantes, mas sem deixar de lado cores claras tradicionais. Apreciador da cultura da região onde vive.
Cores orgânicas
O designer egípcio Karim Rashid foi um dos participantes do evento de lançamento do Color Trends 2022. Na opinião dele, as tendências de cores para o próximo ano estão relacionadas à “volta a um mundo mais orgânico” e à “redução da elitização de produtos”.
Ele também comentou que outra tendência é a busca por cores que remetam a uma maior “maciez das coisas”. Em outras palavras, Karim atribuiu isso a produtos que possuam características que combinem com a simetria do corpo humano.
Além disso, ele anunciou que está trabalhando em um projeto voltado para a construção de bicicletas feitas com polímeros e que esta iniciativa tem como uma de suas principais influências as cores do Brasil.
Mais informações sobre o novo catálogo de cores podem ser obtidas pelo e-mail bi@thinkplasticbrazil.com
Imagens: Produtos das empresas Fame, Termolar, Uz, Vem, Viqua e Zuca Toys, que participaram do estudo que serviu de base para o desenvolvimento do catálogo Color Trends 2022.
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