A belga LVD reservou alguns lançamentos de máquinas para a Blechexpo, realizada em outubro na Alemanha. A empresa aguardou o tão esperado retorno dos eventos presenciais para exibir seu novo modelo de máquina de corte a laser de fibra de alta potência (20 kW), além de uma nova célula robotizada para operações de dobramento e da divulgação de melhorias em seu pacote de software CADMAN v8.7, com recursos para fabricação inteligente.
A nova máquina de corte a laser, batizada como Phoenix FL-3015, foi concebida para obter a maior produtividade possível no corte de chapas, duplicando a capacidade dos modelos já existentes de 10 kW, cortando uma ampla variedade de materiais ferrosos e não ferrosos com espessuras de até 40 mm.
A aceleração e a precisão são asseguradas pela robusta estrutura de aço da máquina. Um sistema integrado de controle e acionamento garante ainda a reprodução dos contornos programados sob altas velocidades de processamento.
Entre os recursos para aumento de desempenho estão um trocador de bico automático de 10 estações, o software de programação CADMAN-L e o sistema de automação modular MOVit.
Dobramento robotizado
Já a nova célula de dobramento robotizada Ulti-Form recebeu aprimoramentos para manter a produtividade, com ciclos de produção curtos e longos apresentando a mesma eficiência, sendo inclusive indicada para o Prêmio Blechexpo 2021.
Para isso, o software CADMAN-B calcula automaticamente o programa de dobra ideal e importa todos os dados de dobra para o software de comando do robô, CADMAN-SIM, que calcula automaticamente as posições da garra, gerando a trajetória mais rápida e de modo a evitar colisão. Em seguida, envia as informações de volta para o módulo B do sistema, permitindo que o operador trabalhe com apenas um programa. A garra autoadaptável do robô acomoda uma série de geometrias de peças, ajustando-se automaticamente.
A célula Ulti-Form é composta por uma prensa dobradeira com troca automática de ferramentas integrada ao robô. Trabalha peças de 50 x 100 mm até 1200 x 800 mm com peso de até 25 kg.
Atualizações do pacote de software
O pacote de software dedicado CADMAN v8.7, da LVDs, teve atualizações anunciadas durante o evento, dentre as quais estão novos recursos para o CADMAN-JOB (Manufacturing Execution System), CADMAN-SDI (Smart Drawing Importer), CADMAN-P (puncionamento) e CADMAN-L (corte a laser).
O CADMAN v8.7 é capaz de integrar operações exteriores como rosqueamento, rebarbação e retificação, permitindo controlar, monitorar e registrar desde o pedido da matéria-prima à peça acabada.
As operações exteriores podem ser vistas na tela do CADMAN-JOB e rastreadas no processo de produção para transparência em tempo real. O módulo mais recente também pode gerenciar o processo completo de produção de chapas metálicas sem a necessidade de um sistema ERP.
Ordens de serviço podem ser criadas no CADMAN-SDI para transferência para o CADMAN-JOB. Essa funcionalidade torna o CADMAN uma solução prática para empresas que trabalham chapas de todos os tamanhos.
Os aprimoramentos também incluem a capacidade de criar um plano de execução e adicionar operações não planejadas durante a produção usando recursos como “arrastar e soltar” ou “expandir peças”
Fotos: LVD
Conteúdo relacionado:
Do corte de chapas à manufatura aditiva de metais baseada em laser
Máquina de entrada para corte a laser
#LVD #céluladedobra #cortealaser
Mais Notícias PI
Foi lançada pela Schioppa uma linha de rodízios que conta com sistema para absorção de impacto. Eles suportam cargas com peso de até 300 kg.
03/10/2024
A companhia pretende aumentar o seu portfólio de produtos e serviços de manutenção de máquinas, que são indicados para o setor metal mecânico.
09/09/2024
Foi lançado pela Hexagon um escâner 3D que possui uma terceira câmera que funciona como auxiliar para a realização de cópias digitais sem a aplicação de adesivos na superfície de peças metálicas.
26/08/2024