As tendências de cores têm sido acompanhadas cada vez mais de perto pelos fabricantes de produtos plásticos e por isso têm sido assunto das edições de final de ano de Plástico Industrial nos últimos tempos.
Os fornecedores de masterbatches, pigmentos e corantes, por sua vez, estão igualmente atentos a essa necessidade, e por isso pulicamos nesta edição, disponível também para download, tanto a atualização do guia de fornecedores de insumos para coloração quanto uma pesquisa complementar que sondou qual a relação das empresas fornecedoras com os estudos de tendências de cores.
Os resultados estão na abertura do guia, a partir da página 48, e revelam a importância que o assunto tem assumido, inclusive com o lançamento do Color Trends da Think Plastic Brazil. Ocorrido no início de novembro, durante o evento World Plastic Connection, o estudo revela a preocupação com uma identidade brasileira para a coloração dos produtos plásticos, e é detalhado em uma matéria mais extensa, disponível no nosso site.
Sobre os demais temas desta edição impressa, para quem cultiva o encanto de folhear a revista, uma matéria muito especial mostra como as tecnologias facilitadoras da indústria 4.0 estão sendo incorporadas ao maquinário de extrusão. Completando a série que iniciamos este ano, que apresentou no mês de junho um apanhado sobre o setor de injeção, e no mês de agosto sobre os periféricos, a matéria deste mês (página 16) traz um levantamento dos recursos disponíveis nas extrusoras mais modernas oferecidas no mercado brasileiro. Na sequência, a atualização do guia de fornecedores dessas máquinas completa o pacote de informações para quem busca estar atualizado sobre a tecnologia de ponta em equipamentos para transformação de plásticos.
Mas, ainda a propósito das cores para o próximo ano, muitos fornecedores destacaram os tons metálicos como forte tendência, e inclusive os dourados, remetendo à prosperidade. Portanto, que ela seja uma constante para todos no próximo ano.
Boa leitura e boas festas!
Mais Notícias PI
Iniciativas internas de estímulo à indústria somadas à necessidade de autossuficiência devido ao cenário das guerras são fatores que poderão estimular o desenvolvimento da indústria em 2024.
30/01/2024
A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.
10/11/2023
Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.
11/08/2023