Um acordo estabelecido entre o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) e o Senai Mario Amato (São Bernardo do Campo, SP) deu início a um programa de consultoria voltado para a cadeia produtiva de processamento de resinas termoplásticas.

 

Serviços para a indústria de plásticos passaram a ser oferecidos pelo Senai e PICPlast

 

Proporcionar a obtenção de melhor eficiência em trabalhos como formulação de matérias-primas, atualização tecnológica e em processos no chão de fábrica são algumas das premissas do programa. Ele consistirá em três fases, cujos objetivos são mencionados a seguir:

 

 

 

 

 

Em entrevista concedida à revista Plástico Industrial, Simone Carvalho, membro do comitê técnico do PICPlast, deu mais detalhes sobre o programa: “As empresas escolhidas para participar do programa devem estar situadas em um raio de até 50 km da Escola Senai Mario Amato. Inicialmente, convidamos empresas associadas à Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado São Paulo (Sindiplast), bem como clientes da Braskem”.

 

Ainda de acordo com Simone, a consultoria será realizada presencialmente, e a duração prevista para cada uma das etapas varia de quatro a oito horas. “Esse é um programa-piloto e a intenção é expandi-lo para outras regiões do País. Temos nove empresas já atendidas e o objetivo é alcançar 20 empresas”, concluiu.


 

 

Melhoria na fabricação de produtos plásticos

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que uma das empresas participantes do programa de consultoria é a fabricante de equipamentos de proteção individual (EPIs) Ultra Master Plug, situada no município de Diadema (SP).

 

Segundo Cauê Maineti, gerente da companhia, foram obtidas melhorias em alguns de seus processos produtivos: “Com o programa, conseguimos obter um aumento de 12% da produtividade na fabricação de produtos, além da redução de quase 10% do tempo de ciclo nas máquinas injetoras”.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagem: Pixabay

 

Conteúdo relacionado:

Lançamento para o ramo do plástico inclui plataforma digital e serviços

Novos polímeros com grafeno, mais resistentes e sustentáveis

 

#PICPlast #Senai #ProgramadeConsultoria #Plástico



Mais Notícias PI



Novo desmoldante líquido é baseado em silicones de alto peso molecular

Mirai Química desenvolve produto que suporta a desmoldagem de até 10 mil peças. O desempenho do produto varia conforme o material e o processo de transformação.

05/03/2025


Sistema monitora vazamento em câmaras quentes

Empresa alemã fabrica monitores que apontam o vazamento de resina em sistemas de câmara quente em seu primeiro estágio. A companhia também procura parceiros no mercado brasileiro para comercialização dos seus produtos.

25/02/2025


Empilhadeiras elétricas

Companhia do interior de SP desenvolve e fabrica empilhadeiras elétricas que podem ser usadas no setor de plásticos.

28/01/2025