A fabricante de resinas saudita Sabic estabeleceu uma parceria com a recicladora malaia HHI e ambas anunciaram uma colaboração para criar polímeros circulares certificados, os quais são produzidos por meio da reciclagem química de plásticos recuperados do oceano. As poliolefinas circulares certificadas de plástico marinho farão parte da linha de produtos da Sabic, que anunciará novos produtos nos próximos meses.
Para dar origem ao material reciclado, o plástico pós-consumo é recuperado de cursos d'água de alimentação oceânica e áreas costeiras em um raio de até 50 quilômetros do oceano, por meio da ação de parceiros da HHI, principalmente na Malásia. O montante recuperado é encaminhado à empresa, que transforma o plástico em óleo de pirólise por meio do que chamam de reciclagem avançada.
O óleo de pirólise é então utilizado pela Sabic em seu processo de produção como uma alternativa aos materiais fósseis, tradicionalmente utilizados, para fazer novos polímeros circulares. O resultado é um material certificado pela francesa Zero Plastic Oceans confirmando que os materiais se qualificam como provenientes do oceano.
De acordo com informativo da saudita enviado à imprensa, além de ajudar a proteger os ecossistemas dos oceanos e vias fluviais, a coleção de plásticos oceânicos ajuda a criar valor para as comunidades locais, aumentando a demanda por plástico reciclado em toda a indústria.
Segundo a HHI, a companhia criou seu próprio modelo para organizar as etapas necessárias para facilitar a transição para uma economia circular. O modelo idealizado contém estágios que consistem em: coletar o plástico marinho por meio de sua extensa rede; convertê-lo em materiais manufaturáveis de alta qualidade; colaborar com parceiros para criar novos produtos; fornecer aos clientes a plataforma para promover o uso de materiais mais sustentáveis; e catalisar uma geração de consumidores conscientes que optarão por esses materiais.
Os polímeros circulares produzidos a partir de plástico marinho farão parte do portfólio Trucircle, lançado em 2019 pela Sabic, o qual abrange produtos reciclados mecanicamente, produtos circulares certificados de reciclagem avançada de plástico usado e produtos renováveis certificados de matéria-prima de base biológica, bem como projetos para reciclabilidade e iniciativas de reciclagem em circuito fechado.
(Fotos: Sabic; e GarryKillian via Freepik)
Conteúdo relacionado:
Plástico: indispensável no campo da ESG
Plástico reciclado é usado para moldar peça técnica de eletrodoméstico
Mais Notícias PI
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024