A Herrmann, com matriz na Alemanha e filial em Indaiatuba (SP), desenvolveu um equipamento de soldagem de termoplásticos por ultrassom customizado, que é recomendado para trabalhos que requeiram a união de peças plásticas com itens fabricados em outros materiais.
A companhia divulgou que o equipamento consiste em um sonotrodo de lâmina especial (foto) que foi feito sob medida para atender a uma demanda específica da empresa alemã apra-plast Kunststoffgehäuse-Systeme GmbH, a qual contribuiu para o desenvolvimento do equipamento.
Ainda de acordo com informações fornecidas pela Herrmann, o sonotrodo de lâmina possibilitou que a soldagem de 18 conectores-fêmea feitos de latão em uma peça de policarbonato (PC) ocorresse simultaneamente e de forma cinco vezes mais rápida em relação ao mesmo processo realizado com equipamento tradicional.
Uma descrição de como o processo ocorre é mostrada a seguir.
O sonotrodo da lâmina é aplicado simultaneamente em todos os conectores-fêmea, os quais passam a ser estimulados pelo ultrassom, que os faz vibrar;
A vibração é então transferida para a estrutura de plástico e inicia o processo de fusão das áreas que serão soldadas;
O material plástico em estado fundido flui para os entalhes dos conectores-fêmea, onde será obtida a união, o que permite que eles sejam totalmente embutidos na estrutura de plástico.
Além disso, foi informado que um acessório constituído de ranhuras foi desenvolvido para a realização da operação, cuja função é fixar a peça plástica de modo a evitar inserções não uniformes dos conectores. O equipamento é um dos destaques da empresa na Interplast, que acontece no início de abril, em Joinville (SC).
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Herrmann
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias PI
Mirai Química desenvolve produto que suporta a desmoldagem de até 10 mil peças. O desempenho do produto varia conforme o material e o processo de transformação.
05/03/2025
Empresa alemã fabrica monitores que apontam o vazamento de resina em sistemas de câmara quente em seu primeiro estágio. A companhia também procura parceiros no mercado brasileiro para comercialização dos seus produtos.
25/02/2025
Companhia do interior de SP desenvolve e fabrica empilhadeiras elétricas que podem ser usadas no setor de plásticos.
28/01/2025