A italiana Faccin desenvolveu as calandras da série HAV, com geometria variável, equipadas com três rolos, que agora são capazes de executar o dobramento de chapas com até 300 mm de espessura.
As máquinas foram concebidas de forma que os três rolos se movam de forma independente: o rolo superior na vertical e os rolos inferiores na horizontal. Isso permite ajustar, conforme necessário, a distância entre os rolos inferiores e entre os pontos de flexão
De acordo com informações da empresa, ao reduzir ao mínimo a distância de centro entre os rolos inferiores, as calandras da série HAV tracionam a chapa de forma ideal, reduzindo o comprimento da parte reta e proporcionando um pré-curvamento de melhor qualidade. Já a distância central máxima entre os rolos inferiores aumenta a capacidade de produção.
Graças à posição horizontal dos cilindros para a movimentação do rolo inferior, o equipamento atua sempre de forma paralela ao solo e tem altura reduzida, o que torna desnecessária a execução de fundação. Isso permite também a utilização de mesas de alimentação motorizadas, com sistemas de centralização automática.
As máquinas são equipadas com um controlador eletrônico sincronizado, que checa o paralelismo dos rolos com tolerâncias inferiores a 0,2 mm.
Fotos: Faccin
Leia também:
Consultoria sobre construção metálica parssa a ser oferecida como serviço
Ramo de máquinas e equipamentos em plena recuperação
#Calandrasparachapas #Faccin
Mais Notícias PI
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024