Em fevereiro, a Braskem – companhia nacional fabricante de matéria-prima para o setor de plásticos – implementou a Ilha de Economia Circular em seu Centro de Inovação e Tecnologia de Triunfo (RS), um módulo criado para desenvolver e aprimorar a qualidade de resinas recicladas pós-consumo.
De acordo com as informações fornecidas pela companhia, o intuito das operações dessa área é desenvolver, aprimorar e testar resinas pós-consumo (PCR) com a meta de atingir cerca de um milhão de toneladas até o ano de 2030. Veja a seguir um vídeo sobre a implementação e operação da Ilha de Economia Circular da Braskem.
Na unidade são realizados os processos de moagem, secagem, mistura e formulação (aditivação), extrusão e granulação, bem como análises laboratoriais. A ideia é que a ilha possa auxiliar a companhia a ser mais rápida no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias.
Para a Braskem, esse projeto contribui com sua meta de eliminação de resíduos plásticos e para o desenvolvimento de novos produtos, uma vez que é capaz de simular as condições de processo de seus parceiros e clientes a fim de melhorar a reprodutibilidade de peças com uso desses materiais.
(Foto: Braskem)
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias PI
A Honeywell e a Klockner Pentaplast promovem evento gratuito que acontece em Goiás.
19/11/2024
Promovido pela VDMA Brasil, com o apoio de diversas instituições ligadas à indústria, o Open Industry Road Show vai percorrer quatro capitais do Brasil, com apresentações sobre tecnologia aplicada à promoção da competitividade na indústria.
19/11/2024
A Husky lançou um modelo de tampa feita com 100% de poli(tereftalato de etileno) (PET) e recebeu prêmio em evento internacional do setor de embalagens.
19/11/2024