Após um longo período que obrigou indivíduos e empresas a reverem muitas das suas convicções, caminhamos neste pós-pandemia para um momento de estabilização dos nossos hábitos, ainda que dentro de novas regras. Mal nos adaptamos às novidades nas relações humanas e entre empresas e países, e eis que o processo histórico impõe mais um desafio a toda a humanidade, com a ameaça de uma guerra de proporções globais.
Ainda que estejamos a milhares de quilômetros do conflito entre Rússia e Ucrânia, temos em conta que o resultado dele vai definir também os nossos rumos em um futuro próximo e, da forma como se estabeleceram as cadeias globais de fornecimento, a indústria do mundo todo será afetada, com novas oportunidades para uns e novos desafios para outros.
Neste intrincado contexto histórico acontece a primeira edição de um evento presencial da cadeia dos plásticos no Brasil, após o longo período de distanciamento social regido pelas normas sanitárias para o combate à pandemia de Covid-19. Pode significar pouco em termos de definição dos caminhos da humanidade, mas esta possibilidade de troca de experiências e informações vai trazer novos ares para empresas que influenciam a vida de milhares de pessoas em nosso País.
É com entusiasmo que toda a cadeia, incluindo a revista Plástico Industrial, se prepara para este encontro, e por isso antecipamos na edição de março um pouco da programação que aguarda os visitantes da feira, em cobertura prévia que se inicia na página 22.
No evento virá a público, por exemplo, uma explanação presencial sobre o uso do grafeno em plásticos, assunto que tem sido abordado com frequência em nossas newsletters e é tema de uma seção exclusiva de notícias em nosso site.
Nos últimos dois anos, caracterizados pelo trabalho remoto ou híbrido, a pesquisa não parou, e a feira será uma oportunidade para conferir de perto o desenvolvimento relacionado a maquinário e sistemas de automação, com o protagonismo das chamadas tecnologias facilitadoras da indústria 4.0, outro tópico ao qual dedicamos especial atenção em nosso noticiário on-line.
Grata à organização da feira, que acreditou em melhores tempos ao manter a data prevista para sua realização, a equipe de Plástico Industrial também estará no evento com o compromisso de reportar o que acontecer por lá para os nossos leitores que não tiverem a oportunidade de comparecer.
Nos vemos na Interplast!
Hellen C. O. Souza
hellen.souza@arandaeditora.com.br
Mais Notícias PI
Iniciativas internas de estímulo à indústria somadas à necessidade de autossuficiência devido ao cenário das guerras são fatores que poderão estimular o desenvolvimento da indústria em 2024.
30/01/2024
A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.
10/11/2023
Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.
11/08/2023