Reciclar peças plásticas de equipamentos da área da saúde que estão no fim de sua vida útil e usar as resinas recicladas na produção de novos componentes. Essa é uma das premissas de uma parceria formada entre a Solvay (Bélgica), com subsidiária em Brotas (SP), e a Mitsubishi Chemical Advanced Materials (Suíça), com representante em Atibaia (SP).
A conversão de peças fabricadas com resinas termoplásticas de polisulfona (PSU) da linha Udel, fornecida pela empresa belga, é o foco deste acordo. Além disso, a frente de trabalho proposta por ambas as partes envolverá a condução de pesquisas visando ao desenvolvimento de materiais poliméricos com propriedades melhoradas e amigáveis ao meio ambiente, caso sejam descartados incorretamente.
Isso inclui a criação de processos de logística reversa de plásticos e de programas alinhados aos conceitos de sustentabilidade. Conforme explicou Antonella Di Meo, gerente do departamento de sustentabilidade de produtos da Solvay, “queremos mostrar, de forma prática, que é possível reciclar peças plásticas da área médica, contribuindo, assim, com a cadeia de produção e fornecimento de polímeros”.
Outro ponto da parceria diz respeito à junção da expertise de cada empresa para a realização de procedimentos de purificação da matéria-prima obtida pela reciclagem das peças de PSU. A partir disso, de acordo com elas, poderão ser desenvolvidas estratégias para a ampliação de programas de reciclagem de polissulfona, e de outros polímeros.
Henning Bloech, diretor global de soluções sustentáveis da Mitsubishi Chemical Advanced Materials, comentou que um dos pontos centrais da parceria é “devolver mais do que recebemos”.
Imagem: Solvay
Conteúdo relacionado:
Técnica para superar as limitações da reciclagem de resíduos complexos
#Sustentabilidade #Reciclagem #PSU #PI
Mais Notícias PI
Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.
01/04/2025
Será realizada em maio na capital paulista mais uma edição do evento criado na Escola Politécnica da USP, que vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos.
21/03/2025
Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.
21/03/2025