Um decreto da Presidência da República, publicado no dia 13 de abril, instituiu o Certificado de Crédito de Reciclagem, chamado de Programa Recicla+, tendo em vista incentivar investimentos privados e o engajamento de empresas na reciclagem de produtos e embalagens descartadas.

 

O programa resulta de uma ação integrada dos Ministérios do Meio Ambiente e da Economia. Conforme divulgado pelo Governo Federal, os agentes de reciclagem (cooperativas de catadores, municípios, consórcios públicos, empresas, e microempreendedores individuais – MEI) continuarão vendendo o material reciclável coletado a preço de mercado. Porém, as notas fiscais emitidas com a venda desses produtos vão poder ser trocadas por um certificado de crédito de reciclagem, a ser emitido por entidades gestoras do certificado após a comprovação de autenticidade do documento fiscal.

 

Posteriormente os agentes de reciclagem vão poder vender esse crédito para empresas que geram resíduos em seus processos de produção e que precisam comprovar o recolhimento desse material depois do uso, configurando a sua logística reversa. Cada tonelada de material reciclável comercializado equivale a um certificado de crédito de reciclagem.

 

A comprovação da autenticidade da nota fiscal será feita por órgão verificador independente. As empresas que fazem a reciclagem final também terão de informar o recebimento do material. Todas essas informações são consolidadas por um grupo de acompanhamento e apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de um relatório anual de resultados. Todo o processo será feito pela internet e, iInicialmente, o programa será voltado para a coleta de materiais plásticos e vidro.

 

Além de beneficiar profissionais da coleta de resíduos e recicladores, o Recicla+ poderá ser um instrumento para atendimento das metas de ESG para as empresas geradoras de resíduos sólidos. A aquisição do crédito é opcional, mas é uma solução para empresas que não dispõem de sistemas próprios de logística reversa. Segundo o Ministério da Economia, o custo para as empresas com logística reversa poderá ser reduzido em até 80%.

 

Foto: DepositPhotos

 

Conteúdo relacionado:

 

Resolução histórica das Nações Unidas temos plásticos como alvo

 

Investimento milionário voltado para a economia circular de plásticos


 

#Recicla+     #certificadodecréditodereciclagem



Mais Notícias PI



Câmara de pirólise simplifica a limpeza de telas de extrusoras

Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.

01/04/2025


Mais de 7 mil toneladas de resíduos coletadas em 2024

Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.

21/03/2025


Fotodegradação, um caminho para a reciclagem avançada de plásticos pretos

Pesquisadores do Stache Lab, da Universidade de Princeton (EUA), estudam a aplicação de luz de alta intensidade para promover a despolimerização de plásticos como PS e PVC contendo negro de fumo. O resultado do experimento tem sido a obtenção de monômeros que podem dar origem a novos polímeros.

21/03/2025