O C6 Bank, banco digital brasileiro sediado na cidade de São Paulo (SP), anunciou sua nova linha de cartões, o C6 Acqua, feito com plástico de origem renovável.
De acordo com informações do banco, a linha C6 Acqua é fabricada com poli(ácido láctico) (PLA) oriundo do amido de milho e, portanto, obtido a partir de fonte renovável. O cartão C6 Acqua é composto por 80% de PLA e 20% de outros materiais necessários como, por exemplo, para a composição do chip, tarja magnética e outros componentes menores.
Esse bioplástico, e outros materiais poliméricos, são descritos com detalhes em nossa seção sobre matéria-prima. O vídeo a seguir mostra o lançamento da companhia e suas novidades:
Atualmente, a maior parte dos cartões plásticos para operações bancárias – como, por exemplo, pagamentos em crédito/débito, consultas de extrato bancário, transações financeiras, entre outras – é fabricada em poli(cloreto de vinila) (PVC). Já a nova opção é voltada a clientes que buscam por ações mais sustentáveis, uma vez que o PLA, além de ser um bioplástico, pode ser biodegradado.
Os novos clientes interessados em ter o C6 Acqua devem criar uma conta no banco e solicitar a emissão do cartão gratuitamente. Para quem já possui conta no banco (tanto os que possuem cartões com anuidade grátis quanto quem possui o C6 Carbon) também é possível solicitar o novo modelo, sujeito a taxa estabelecida pelo banco.
(Imagens: C6 Bank)
Conteúdo relacionado:
Ampliação da capacidade produtiva de bioplásticos no Brasil
Em boa hora: relógio feito com peças de bioplástico
Mais Notícias PI
Unidade de produção do bioplástico PLA nos Emirados Árabes começa a ser construída este ano e deverá entrar em operação em 2028.
18/02/2025
Pesquisadora da UFSCar conduz estudo sobre embalagens plásticas e aborda questões relacionadas ao uso de bioplásticos na fabricação de versões flexíveis e rígidas. A percepção do consumidor e os fatores tecnológicos e mercadológicos serão mapeados por meio de uma enquete disponível em formulário eletrônico aberto ao público.
18/02/2025
Pesquisas coordenadas pelo instituto espanhol AImplas visam ao desenvolvimento de biofilmes compostáveis que serão usados no cultivo de cogumelos.
28/01/2025