Os setores da cadeia produtiva de plásticos devem incluir cada vez mais em sua rotina procedimentos de higienização e desinfecção de equipamentos e ambientes industriais. A execução desse trabalho é de extrema importância para empresas do ramo de embalagens, por exemplo, as quais estão diretamente ligadas à indústria de alimentos e bebidas, de produtos de limpeza e para cuidados pessoais, fármacos, entre outros.
A recente crise sanitária que consistiu no surto da Covid-19, e que parece estar chegando ao fim, reforçou as preocupações relacionadas à eliminação de microrganismos que podem promover a proliferação de doenças, o que se tornou um modus operandi na indústria e em diversas áreas nos últimos dois anos. E não vai parar por aí.
A necessidade de intensificação dos cuidados no combate à permanência de vírus e bactérias em linhas de transformação de resinas termoplásticas, laboratórios industriais e em todos os departamentos de companhias também contribuiu e continua a contribuir para a valorização de serviços oferecidos por equipes especializadas em higienização, inclusive as que executam limpeza industrial.
Um exemplo disso é a campanha “Limpeza é saúde”, promovida pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (Seac – SP). De acordo com informações divulgadas pela instituição em seu site, um dos objetivos ligados a esta ação é a conscientização sobre os benefícios que a limpeza executada de forma profissional pode proporcionar à saúde física e mental de colaboradores que atuam em parques fabris, e também pode contribuir para a obtenção de produtos com melhor qualidade.
Um trecho do conteúdo divulgado pela entidade em sua página oficial na internet corrobora este ponto, o qual diz respeito a “reconhecer que muitas das doenças estão ligadas ao ambiente em que passamos mais tempo do nosso dia a dia, o local de trabalho, além de trazer à luz a consciência de que limpeza, saúde e economia são conceitos que estão profundamente interligados”.
Empresas de limpeza podem participar
O Seac – SP informou que empresas que atuam na área de limpeza industrial e/ou em outras podem participar da campanha, podendo ainda obter certificação. Além disso, foi divulgado pela instituição que um conteúdo sobre questões relacionadas à higienização e aos cuidados necessários para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à saúde, assim como sobre outros assuntos que englobam esta temática, será publicado periodicamente.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Pixabay
Conteúdo relacionado:
Guia de fornecedores de EPIs para indústria do plástico
Aumenta a confiança na indústria de manufatura
#SEAC-SP #LimpezaIndustrial #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A Honeywell e a Klockner Pentaplast promovem evento gratuito que acontece em Goiás.
19/11/2024
A Husky lançou um modelo de tampa feita com 100% de poli(tereftalato de etileno) (PET) e recebeu prêmio em evento internacional do setor de embalagens.
19/11/2024
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024