A empresa alemã Coperion, com filial brasileira em São Paulo (SP), divulgou a nova versão de seu alimentador lateral para extrusoras, chamada ZS-B MEGAfeed.
O equipamento, mostrado na imagem ao lado, é indicado para o processamento de grânulos plásticos reciclados com tamanho muito pequeno, assim como resíduos pós-industrial/pós-consumo, e/ou fibras, de poliamida (PA), polietileno (PE), polipropileno (PP) e PET, com densidade inferior a 200 kg/m³, por exemplo.
A companhia informou que um dos motivos que levaram ao desenvolvimento do alimentador é a dificuldade de se reciclar grânulos plásticos com tamanho muito reduzido, o que resulta em inviabilidade econômica, em muitos casos. Estes fatores são comumente mencionados por fabricantes de resinas recicladas.
Em comunicado à imprensa, foi divulgado que o uso da nova versão do alimentador levou ao aumento do rendimento de alimentação de uma extrusora ZSK, saindo de 70 kg/h, usando equipamento convencional, para 1.000 kg/h, com o ZS-B MEGAfeed. Ainda de acordo com a empresa, neste caso, foram processadas fibras de PA com densidade aparente de ~40-50 kg/m3.
Além disso, ao processar grânulos obtidos pela reciclagem de filmes multicamadas, a companhia obteve aumento do rendimento de 50 para 700 kg/h e de 80 para 1.300 kg/h. Marina Matta, líder do departamento de plásticos de engenharia e de tecnologia de processos da Coperion, comentou que o novo alimentador “desempenhará um papel pioneiro na reciclagem de plásticos, em particular, no caso de fibras plásticas que estarão disponíveis em quantidades cada vez maiores”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-2740 ou no site da empresa.
Imagem: Coperion
Mais notícias do ramo:
Biopolímero tem reciclabilidade comprovada
Desafios da atualidade estarão em pauta na K 2022
#Coperion #Alimentador #Extrusoras #PI
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024