Um sistema digital voltado para serviços de gerenciamento do consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de cargas no chão de fábrica como bobinas e chapas metálicas, por exemplo, foi desenvolvido pela Perfect Charging, divisão de negócios da empresa de origem austríaca Fronius, com unidade em São Bernardo do Campo (SP).
O sistema chamado i-Spot Calculator Smart, indicado para empresas do ramo de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais, consiste em um software que faz o cálculo do consumo de energia de frotas de empilhadeiras. Ele é parte de uma plataforma virtual que já conta com recursos que permitem o monitoramento de custos operacionais, análise do processo de carregamento de baterias, entre outros.
O software faz o cálculo com base no consumo de energia dos equipamentos, em tarifas e conforme a quantidade de carregamentos feitos em determinados períodos de tempo. De acordo com informações da empresa, o cálculo também é baseado no tempo de carregamento disponível e em despesas relacionadas a equipamentos voltados para operações de intralogística, como custos com manutenção.
Os dados fornecidos pelo sistema podem contribuir para a tomada de decisão no que diz respeito à adoção de estratégias que visem à redução de custos com energia elétrica, conforme comentou Mariana Kroker, gerente da unidade Perfect Charging da Fronius do Brasil: “as ferramentas digitais permitem a identificação de oportunidades para gerar economia para cada ano de operação, bem como avaliar os custos totais de propriedade ao longo de cinco anos”.
O sistema i-Spot pode ser acessado por meio de computadores in loco e/ou tablets e smartphones. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3563-3800 ou pelo e-mail vendas.carregadores@fronius.com.
Imagem: Fronius
Leia também:
Sistema digital para controle do processamento de metais feito no Brasil
Consumíveis conectados em operações de corte a plasma
#EficiênciaEnergética #Fronius #Software #CCM
Mais Notícias PI
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024