O Grupo Ambipar (Nova Odessa, SP), multinacional brasileira que atua na gestão ambiental, anunciou a criação da Ambipar Certification, empresa especializada em serviços de certificação, que vai atuar na avaliação de produtos, serviços e processos, a fim de verificar o cumprimento de normas e requisitos legais relacionados à gestão de resíduos.
Acreditada como um Organismo de Certificação (OCP) pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), a Ambipar Certification irá conceder o Selo Verde a empresas avaliadas que tenham cumprido os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o que pode incluir práticas de valorização dos resíduos e de economia circular, muitas delas associadas à reciclagem de produtos plásticos.
Submetido a auditorias independentes e específicas para a certificação de serviços ou processos - conforme estabelece as NBR 17.065 e NBR 17.067 - o Selo Verde foi lançado em uma cerimônia realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), no dia 30 de junho.
Para a renovação da certificação, além de manutenções periódicas anuais, as empresas serão reavaliadas a cada três anos e novamente submetidas aos processos de análise para averiguar o atendimento às diretrizes e requisitos exigidos, bem como à PNRS. Se aprovada, a empresa novamente recebe o selo.
Primeira empresa certificada
A primeira empresa a ser certificada com o Selo Verde será a Titan Pneus (São Paulo, SP), cujo processo de certificação teve início em maio deste ano. A empresa já possui a certificação internacional ISO 14001, mas optou também por uma auditoria independente para sua gestão de resíduos. “Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa a receber o Selo Verde da Ambipar. Além de cumprirmos com todas as normas legais para uma indústria localizada na cidade de São Paulo, somos referência em ações relacionadas ao meio ambiente e sociais”, comemorou Edson Tebaldi, diretor geral da Titan Pneus.
Foto: Ambipar
Conteúdo relacionado:
Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem
Avanços na reciclagem química dos plásticos
#AmbiparCertification #SeloVerde
Mais Notícias PI
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024